Skyrock.com
  • ACCUEIL
  • BLOGS
  • PROFILS
  • CHAT
  • Apps
  • Musique
  • Sources
  • Vidéos
  • Cadeaux
  • Cashback
  • Connecte-toi
  • Facebook
  • Google+
  • Crée ton blog

XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDE

XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDE
Jesus lhe dá saúde!

Atos 9:34




Você sabia que...

... a Organização Mundial de Saúde constatou que 30%
dos casos de câncer relacionam-se a hábitos alimentares?





Revista dos Vegetarianos
mensalmente nas bancas




Nesta seção, assim como em todo o Blog, matérias não assinadas são de autoria de Edu Montesanti


QUINUA REAL
O Alimento Mais Nutritivo do Planeta

XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDEA região dos Andes bolivianos, a 3800 m de altura, é o único lugar no mundo onde nasce seu mais completo alimento, a quinua real, pequeninos grãos brancos cuja plantação requer muito pouca água, e ainda podem ser produzidos a até 8 graus negativos.

Riquíssima em proteínas, carboidratos, fibras e ferro, entre outros tantos nutrientes que satisfazem a todas as necessidades humanas, a quinua tem sido utilizada por astronautas da NASA em longas jornadas.

Em cada 100 gramas encontra-se 23 g de proteína, 5 g de fibras, 74 g de carboidratos, 10,9 g de ferro, 66,6 g de cálcio, 408,3 de fósforo, 1040,2 de potássio, mais manganês, magnésio, cobre e sódio. Também contém significativa quantidade de 18 aminoácidos essenciais, e ainda as vitaminas B1, B2, B3, E e 3 mg de vitamina C.

XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDEA quinua possui valor nutricional muito superior aos alimentos de origem animal: carne, leite, ovos, peixe e frango, além de não conter glúten.

Mesmo outras leguminosas famosas por seu alto potencial nutricional, não contêm metade dos nutrientes da quinua. E para cada um deles, comparativamente a quinua leva vantagem na maioria dos casos: a lentilha, rica em ferro, possui 7,0 g em cada 100 g e 60 g de carboidratos. O grão-de-bico, considerado rico em proteínas, a cada 100 g contém em torno de 18 g de proteína.

XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDEPode-se cozinhar a quinua com a sopa, no arroz, com o feijão, com a lentilha, ou mesmo ingeri-la crua com salada... ou até mesmo crua na colher como faço eu - especialmente quando estou com pressa, e me submeterei a atividades constantes em seguida.

Mas neste caso, lembre-se que, mesmo sendo a quinua de fácil mastigação por sua relativa maciez, é sempre fundamental mastigar com cuidado pois do contrário além de prejudicar o estômago (alimento mal mastigado tende a forçá-lo), servirá apenas para entrar e sair do corpo. A boa mastigação retira os nutrientes dos alimentos, levando-os às células.

Integre a quinua à alimentação, e melhore sensivelmente seu desempenho em todas as atividades do dia a dia!


Você sabia que...

... um em cada três casos de câncer no mundo é causado pelo cigarro?


ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA
Uma Questão de Bom-Senso

Cada vez mais, quebrando mitos e tabus, estudos científicos em todo o mundo apontam a alimentação vegetariana como mais saudável
e suficiente, além de ética do ponto de vista ambiental: grande saída para se resolver os problemas do ecossistema. Contra fatos não há argumentos: respeitar a vida dos animais e do ecossistema é, mais que nunca, respeitar a si mesmo. E quem se tornou vegetariano é evidência prática das pesquisas atuais


XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDEMaior disposição, melhora no bom-humor, fácil digestão, maior longevidade, pele mais bonita, diminuição da ansiedade e aumento na capacidade de concentração.

Melhores funções intestinais, eficiente no controle de peso, menor incidência de anemia, redução de colesterol, muito mais baixa probabilidade de se contrair câncer, doenças cardíacas, renais, pressão alta e até mesmo cura da diabetes, com eliminação total da insulina.

Tudo isso e muito mais oferece, sob garantia científica e comprovação na vida de milhões de pessoas, a alimentação vegetariana que pode ser bem mais nutritiva, deliciosa e mais econômica que a onívora (a que contém carne).

E ainda: indispensável se quisermos salvar a vida do planeta.

Atletas campeões do mundo e do garfo atestam estudos recentes, e derrubam mitos

Além de se sentir muito honrado por defender a vida, quem se torna vegetariano dificilmente sente saudades dos velhos hábitos, certificando-se de todos os seus benefícios.

São alguns dos mais evidentes exemplos que comprovam, na prática, o que dizem recentes pesquisas científicas: vegetarianos como Carl Lewis, dos mais rápidos velocistas do mundo, conquistador de diversas medalhas de ouro em olimpíadas em atletismo, figurando entre os maiores atletas de todos os tempos; ou como Dave Scott, tetracampeão mundial de triatlo na categoria Ironman (provas seguidas de 3,8 km de nado no oceano, 180 km de corrida de bicicleta e maratona de 42 km), considerado o maior triatleta do mundo; também atletas como Pietro Venturato, fisiculturista bicampeão do mundo; ou Éder Jofre, maior boxeador da história do Brasil, tantas vezes campeão do mundo nos pesos galo e pena.

Eles são algumas das milhões de pessoas em todo o mundo que confirmam estudos que afirmam ser a alimentação vegetariana não só viável, mas que também proporciona mais vitalidade e resistência física, entre tantos outros benefícios que serão abordados em seguida.

- gorduras + fibras = intestino saudável, pessoa feliz e mais bonita

Toda essa vantagem começa na baixa ingestão de gordura (o índice de obesidade é dez vezes maior nos onívoros, e 9% da incidência mundial de câncer do intestino relaciona-se ao excesso de peso), e na digestão mais fácil devido à rica ingestão de fibras (inexistente nos alimentos de origem animal), tudo isso inerente à alimentação vegetariana.

E mais: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo 400 milhões de obesos, e só nos Estados Unidos 1/3 das mulheres é obesa entre 20 e 39 anos - muitas delas ao extremo.

As fibras são estimulantes para o funcionamento intestinal, que elimina tudo o que não foi aproveitado pelo organismo e, assim, intestino que funciona bem reduz riscos de câncer por não permitir que a fezes mantenha longo contato com a parede intestinal.

A saúde do intestino também proporciona pele mais bonita, e como este órgão produz considerável quantidade de serotonina, substância responsável pelas sensações de bem-estar e de bom-humor, melhora a qualidade emocional aliviando, deste modo, a ansiedade (a serotonina é usada pela indústria farmacêutica na elaboração de antidepressivos).

Sobre a pele, vale ainda ressaltar que a alimentação vegetariana proporciona maior proteção contra os radicais livres, causadores do envelhecimento dela quando descontrolados no organismo. Os antioxidantes que previnem a pele, mantendo-a com estado jovial por mais tempo, estão presentes de maneira muito mais rica na alimentação vegetariana (em especial no betacaroteno, e nas vitaminas C e D).

Segundo o médico Eric Slywitch, coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Santa Marina, em São Paulo, o ideal é que as mulheres ingiram diariamente 25 gramas de fibra e os homens, 35 g, enquanto estudos apontam que veganos (adeptos da alimentação totalmente livre de origem animal, inclusive laticínios e ovos) ingerem em média 40 g de fibra por dia.

Sobre a gordura, vale salientar que os vegetais estão totalmente livres daquelas gorduras animais consideradas maléficas, as saturadas e as trans, que dificultam a passagem dos nutrientes para a célula, sendo igualmente grandes causadoras de envelhecimento precoce da pele, câncer e de arterioesclerose. A gordura vegetal deixa a membrana celular mais fluente, sem obstruções.

Longevidade, coração, câncer, colesterol, diabetes e pressão alta
Ciência absolutamente favorável à alimentação vegetariana

Pesquisas do Instituto do Envelhecimento nos Estados Unidos, publicadas em 2005 pela revista National Geographic Brasil, revelaram que na Califórnia os veganos vivem oito anos a mais que os onívoros.

Outros estudos na Itália constataram aumento de 45% na longevidade dos vegetarianos, enquanto uma pesquisa científica alemã constatou redução de mortalidade em 47% das mulheres vegetarianas e 56% em homens, comparando-se a onívoros.

Já estudos na Inglaterra em 2005 condisseram não só com os alemães e italianos, mas com tantos outros e foram ainda mais além: a alimentação vegetariana proporciona mais anos de vida e ainda evita em 30% a mortalidade por doenças cardiovasculares, em 40% por câncer, e que os vegetarianos possuem raríssima propensão à diabetes, doenças renais, colesterol e pressão alta.

colesterol e pressão alta

No Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), recente pesquisa concluiu que 41% dos onívoros apresentam taxa de colesterol acima do aceitável, e apenas 22% dos vegetarianos incluem-se neste grupo - isto é, a metade.

A hipertensão arterial, detectada em 22% dos onívoros, não foi diagnosticada em nenhum vegetariano.

câncer

De acordo com a OMS, o câncer é responsável por 12,5% das mortes no mundo, figurando em segundo lugar dentre as doenças que mais matam - as doenças cardiovasculares são as primeiras.

E "o padrão alimentar contemporâneo coloca a todos em uma condição de pré-câncer", diz o médico, professor, escritor e pesquisador, dr. Alberto Peribaldo Gonzalez. A OMS afirma que após o tabaco, a dieta é a principal causadora de câncer, em 30% nos países desenvolvidos e 20% nos subdesenvolvidos.

Para o dr, Benedito Mauro Posse, médico do hospital A. C. Camargo de São Paulo, referência em oncologia, "90% dos casos de câncer têm causa ambiental, e 10% hereditária". A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, órgão da OMS, atesta tudo isso: 30% dos cânceres no mundo são causados pela alimentação, em especial as mais calóricas, as ricas em proteínas e em gordura animal, e carente de fibras.

Já o Centro de Prospectiva Sobre o Câncer e Nutrição da Europa, averiguando os tipos de alimentação em mais de 500 mil pessoas por cerca de dez anos em dez países europeus, revelou a relação da ingestão de carne vermelha e de frango com o câncer de intestino. Para o dr. Eric Slywitch, em cada 100 g da ingestão de qualquer tipo de carne por dia há um aumento de 12% a 17% na incidência de câncer colorretal, e 29% g de carne processada (salsicha, presunto, salame etc), aumenta tal incidência em 49%.

Um dos mais conceituados estudos realizados por Gary E. Fraser, em 1999 constatou também que quem ingere carne tem 54% mais chance de contrair câncer de próstata, e 88% de intestino grosso.

Encerrando o arrasta-pé da comilança no que diz respeito ao câncer e à ingestão de carne, atente bem para isto: a acrilamida, maléfica e cancerígena reação de alimentos sobretudo fritos, está presente em lanches do Mc Donald's e de outras redes de fast food 500 vezes mais que o nível máximo permitido pela OMS. A acrilamida é uma pequena molécula formada em alimentos ricos em carboidratos quando aquecidos a uma temperatura a 120°C, principalmente quando eles são fritos.

diabetes

Estudos de Jonkins, Kendall, Marchie, Augustin, Ludwig, Bernard e Anderson constatou que a alimentação vegetariana aplicada em tratamento da diabetes do tipo 2, precisou de apenas três semanas para livrar 39% dos pacientes definitivamente da insulina, e que 71% libertaram-se dos medicamentos orais.

De acordo com o dr. Slywitch, a proteína animal acelera a perda de produção dos rins, daí a alta probabilidade de os onívoros adquirirem diabetes, ao passo que as possibilidades de que isso ocorra com um vegetariano são muito remotas.


A alimentação vegetariana proporciona todos os nutrientes necessários?

Autenticados pela ciência e comprovado na prática por milhões de pessoas, muitos especialistas afirmam que os vegetais oferecem, sim, tudo o que o ser humano necessita para ter uma saúde rica e completa.

No caso da proteína, tão mitificada, o dr. Slywitch explica que "os estudos mais antigos para avaliação da necessidade de ingestão de proteína foram feitos com animais, não servindo de parâmetro aos seres humanos.

Novos estudos feitos com seres humanos demonstram que o índice de necessidade protéica não é tão alto, e pode ser facilmente alcançado com uma alimentação vegetariana". O que acontece é que muitos profissionais ainda não atualizaram seus conceitos, mas a OMS e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação se atualizaram, e atestam esta afirmação do dr. Slywitch.

Já o nutricionista, dr. George Guimarães, diretor da empresa de consultoria em nutrição Nutriveg, afirma que "em termos de porcentagem de proteína por caloria, os vegetais terão índice maior que o da carne. Por exemplo, mil calorias de brócolis têm mais proteínas que mil calorias de carne".

No que tange ao mito de que há diferença entre a proteína animal e a vegetal, sendo a segunda inferior, há uma unanimidade entre todos os profissionais aqui citados, entre tantos outros, de que isso não é verdade. Segundo a nutricionista do Hospital de Gamboa no Rio de Janeiro, dra. Patricia de Alvarenga Cascão, existe uma diferença sim, e ela pende a favor dos vegetais: "Os aminoácidos essenciais, componentes das proteínas, são encontrados nos alimentos vegetais".

Em relação ao ferro, outro mito criado em relação à alimentação vegetariana, os vegetais também são suficientes para suprir as necessidades humanas, já que verduras, sementes, vegetais verde-escuros, frutas secas, cana-de-açúcar e cereais integrais não só proporcionam ferro em grande quantidade, mas, junto dele, invariavelmente contém proteína e cálcio.

E a ciência mais uma vez é confirmada na prática: muito mais onívoros sofrem de anemia por carência de ferro que os vegetarianos. Ao todo, são 500 milhões de anêmicos em todo o mundo hoje.

O que o vegano realmente carece (mas não o ovo-lacto-vegetariano), é de vitamina B12. Nos vegetais há bactérias (benéficas) que produzem naturalmente esta vitamina quando os alimentos são ingeridos pelo homem. Porém, os agrotóxicos destróem essas bactérias, de modo que os veganos, não por natureza mas por causa de métodos atuais de plantação, carecem totalmente deste nutriente.

Por isso, a modernidade que mata as fontes naturais da vitamina B12 requerem saídas igualmente modernas: ingestão da vitamina, por via oral ou injetável. A falta da vitamina B!2, única que os veganos carecem, acarreta em sérios danos à saúde, tais como fraqueza e demência.


Uma questão de bom-senso
Em (des)harmonia com o meio ambiente

Dizem os cientistas que a água será motivo das grandes guerras mundiais do século XXI, o qual aguarda tal bem não-renovável com as piores perspectivas possíveis: apenas 0,35% da água da Terra hoje é doce, sendo o restante salgada ou gelo. Esse problema de escassez de água gera números aterrorizantes de mortalidade infantil e fome no mundo, e de acordo com a OMS 80% dos casos de doença nos países subdesenvolvidos provêm de água impotável.

Nos últimos cem anos, o consumo de água foi dez vezes maior, e tal fato deve-se sobretudo ao avanço da criação pecuária extensiva, a qual acompanha o avanço demográfico mundial e seu consumo de carne e laticínios.

A produção de 1 kg de carne usa de 10 a 30 vezes mais água que a da mesma quantidade de cereais, além do mais a agropecuária é responsável por 70,2% do volume de água retirada dos mananciais em todo o mundo, de acordo com o professor de sistemas de irrigação e drenagem do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, da Universidade de Brasília, Demetrius Christofidis.

E a crescente produção de carne diminui a vegetação natural, que dá lugar a novos pastos e também ajuda na contaminação da água, atingida pelas fezes dos animais que penetram no solo, chegando aos lençóis freáticos.

O gás metano é o causador do efeito estufa, que aquece o clima mundial e degrada a camada de ozônio, hoje em situação extremamente crítica. E o boi libera pela boca, a cada minuto e meio, o gás metano: quanto mais o homem ingere carne, mais se cria bois liberando, assim, gases nocivos à camada de ozônio. O carro, grande causador de degradação ambiental, é responsável por 14% do aquecimento global, ao passo que a pecuária por 18%.

Também é comprovado cientificamente que o animal sofre o mesmo grau de dor, física e emocional, que o ser humano e que a percepção do que acontece quando ele está para ser abatido faz com que libere adrenalina, neurotransmissor do susto. Esta toxina não sai da carne com a morte do animal, pelo contrário, ali permanece a qual, além de tornar o estômago humano um cemitério mais mórbido ainda, causa no ser humano ansiedade e medo, e o torna mais vulnerável ao câncer colorretal que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, poderia ser evitado através de uma alimentação livre da gordura animal.

Mas o que muita gente não sabe é a que tipo de crueldade os animais são submetidos para chegar ao prato humano (tais barbáries serão mencionadas em outra matéria, nesta página). Quantas pessoas ao redor do mundo já deixaram de ingerir carne, apenas ao testemunhar as torturas aplicadas aos animais no abate!

Sem nenhuma das informações e análises aqui contidas, milhões de pessoas tornaram-se vegetarianas não voltaram atrás, e hoje gozam de uma vida cheia de saúde e prazer, atestando o que dizem os estudos científicos.


Em harmonia consigo mesmo

Quem acha que possui arcada dentária canina, e muitos ainda afirmam isto nos dias de hoje, reflitamos juntos; seus dentes podem perfurar a carcaça de um boi? O que você acha, honestamente: ao contrário dos carnívoros, tais como leões e onças, assemelhamo-nos mais aos carniceiros urubus, que se alimentam de carne em decomposição?

A vida moderna tornou o bem-estar e a vida acessórios, sendo o fim consumir, "parecer ser", e produzir cada vez mais não importa o quê, para atender não às necessidades do ser humano e do mundo em que vivemos de maneira construtiva, saudável e sustentável, mas sim para satisfazer o avanço das grandes corporações, da publicidade, do marketing e do capital mundial dos quais a indústria animal é grande pilar, muitas vezes passando informações infundadas para se auto-sustentar.

E as conseqüências de tudo isso são a superficialidade humana que, neste sistema que vende a idéia de que não há outro sistema possível a não ser seguir à maioria como uma nuvem que se perde no céu, transforma nosso lar, a Terra, nesta catástrofe que aí está diante de todos nós onde quer que formos, impondo-nos hábitos que nem sempre são os mais indicados, "verdades" que nem sempre condizem com a realidade, e dando continuidade à sucessão de horrores contra os animais.

Quem busca sentido e vida plena expressa isso de várias maneiras práticas. No caso da alimentação vegetariana, ela pode ser muito mais que um hábito configurando-se, como é o caso de muitos, em expressão de amor e gratidão à vida, a qual é um baita presente de Deus! E bem diferentes das conseqüências que o sistema mencionado nos traz, as da alimentação vegetariana são muito maiores do que somente mente sã, corpo são - o que é verdade, como esta matéria tentou apresentar.

Mas a satisfação de ser amigo da natureza e sobretudo dos animais abolindo seu silencioso sofrimento, não tem preço. O retorno vem com os benefícios que temos podido constatar: é o "efeito bumerangue" da vida.


A informação é indispensável diante de situações como esta e em um mundo como este, onde há uma "guerra" do monoteísmo do mercado contra os que buscam plenitude para a vida. Além da informação, também é necessário muitas vezes esforço para se deixar velhos costumes, e no caso de ser vegetariano o que o ser humano pode acrescentar e ser acrescentado por ela vale a pena!

Mas convenhamos: em um país tropical como o Brasil, não é nada sacrificante se levar uma vida baseada em vegetais: você pode imaginar o café da manhã com suas frutas preferidas e deliciosos cereais?

Pois isso o levará a excluir de seu dicionário termos como má-digestão e empanturramento. E muito provavelmente, como é o caso de muitos e muitos, não saber o que significa tomar uma cápsula de remédio por toda a vida. Não seja radical, seja livre: seja vegetariano você também!

Agosto de 2008 / Publicado no Jornal Pravda (Rússia)



FONTES

Revista dos Vegetarianos (nºs 4, 7, 10, 15, 16, 17, 18, 19 e 20);

Revista Deutschland (nº 2 - abril/maio de 2008)

Graded English - livro didático de Inglês, ed. moderna. Eduardo Amós, Elisabeth Prescher e Ernesto Pasqualin (Texto Cow Threat)

Jornal The New York Times, 10 de agosto de 2008. Caderno Week in Review, página 10, artigo Honey, I Plumped the Kids, de Olivia Judson



A vida é chamada para a vida, não para a doença e para a morte
Leonardo Boff


Ajude a salvar o planeta várias vezes por dia, adotando uma alimentação vegetariana.
O consumo de carne é também um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa.
O vegetarianismo é uma opção ética, deliciosa, ecológica e saudável.

Por que se prender a hábitos alimentares, tão ultrapassados e sem sentido?

Quem acha que seres humanos são carnívoros por natureza, não parou direito para pensar: se é que houve uma época em que comer carne foi vital para a raça humana, esse tempo sem dúvida já passou. Hoje, além de não precisarmos mais recorrer a uma dieta carnívora perigosa para a saúde, o modo como os animais são criados para abate se tornou eticamente inaceitável e ambientalmente insustentável, Não se deixe enganar pelo mito da proteína. Um belo prato de arroz, feijão, couve e farofa fornece todos os aminoácidos essenciais, e mais um monte de vitaminas e minerais.


XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDE
Assuma novas posturas, incorpore novos hábitos,
acostume-se a novos paladares


Por um mundo vegetariano.
Pelas pessoas. Pelos animais. Pelo mundo.


Mensagens da Sociedade Vegetariana Brasileira www.svb.org.br

na Revista dos Vegetarianos www.vegetarianos.com.br




Você sabia que...

... a seda é retirada de animais mantidos em ambientes artificiais, e mortos dentro de casulo?


Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros.
Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor

Pythagoras


Revista Claudia e Entrevistada Cedem Direito de Resposta sobre Alimentação Vegetariana

Mantendo tabu de que vegetarianos, especialmente bebês carecem de proteína, revista comete graves e velhos equívocos, abre espaço e Sociedade Vegetariana, através de seus nutricionistas, apresentam estudos científicos demonstrando total viabilidade nutricional da dieta

XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDEpor Sociedade Vegetariana Brasileira / Abril de 2013


Em fevereiro de 2013, a Revista Cláudia publicou uma matéria intitulada “Comida para Pensar”, onde a neurocientista Suzana Herculano–Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi entrevistada e falou sobre alimentos crus ou cozidos e o funcionamento cerebral. Entretanto, o texto traz um grande equívoco ao afirmar que “Vegetarianos têm grandes riscos de não ingerir proteína suficiente para o cérebro” e que “bebês e crianças não devem ser submetidas a dietas vegetais, a não ser sob supervisão médica”.

Num esforço de promover a correta divulgação de informações técnicas e científicas a respeito da alimentação vegetariana e sua total viabilidade nutricional, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) enviou à editora Patrícia Zaidan, responsável pela matéria, uma solicitação de espaço na revista para correção das informações errôneas.

Na solicitação do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB, assinada pelo seu coordenador e médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, a organização comenta os erros:

(...) O fato é que não há risco aumentado do vegetariano ter carência de proteína, quando comparado com a
pessoa que come carne. Os estudos científicos demonstram que os vegetarianos não têm risco aumentado
de desnutrição protéica e não há maior incidência de kwashiorkor ou marasmo em crianças vegetarianas.

A avaliação de uma tabela nutricional pode identificar porque não há risco de deficiência de
proteínas ou aminoácidos ao retirarmos as carnes (e também ovos e laticínios) do cardápio. (...)

O documento inclui uma tabela que especifica o teor de aminoácidos (componentes das proteínas) de vários alimentos de origem vegetal, comparando-os com o da carne e relevando que não há razão para supor que uma dieta vegetariana careceria de proteína.

XXIII. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDE
Na solicitação, a SVB conclui: "Uma dieta vegetariana pode sim ser prescrita e seguida por crianças, por ser segura e fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, conforme endossado pelo Conselho Regional de Nutrição. Veja o “Parecer CRN3 – Vegetarianismo” no link oficial da entidade, clicando aqui".

A SVB segue na expectativa de que a correção de um erro tão significativo seja feita o quanto antes pela Revista Cláudia, em um sinal de atenção à importância de se publicar informações mais precisas.

Outras informações sobre nutrição vegetariana para adultos podem ser encontradas no parecer oficial da Sociedade Vegetariana Brasileira intitulado “Guia Alimentar para dietas Vegetarianas para adultos”, com mais de 180 referências científicas, que pode ser obtido gratuitamente no site da Sociedade Vegetariana Brasileira (veja aqui).
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (54.161.45.156) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le lundi 13 mai 2013 22:02

Modifié le mercredi 04 mai 2016 01:17



ATIVISTAS LIBERTAM CÃES
Crueldade e Conivência Midiática

18 de outubro de 2013

Na madrugada de 18/10, ativistas pela vida dos animais da cidade de São Roque, região de Sorocaba - SP, invadiram as dependências do laboratório do Instituto Royal, de onde resgataram a 178 cães da raça beagle presos, que serviriam para crueis e ilegais testes em favor de medicamentos humanos. Um desses animais já estava morto, e alguns outros tinham o pelo raspado.

As crueldades contra bilhões de animais ano a ano rendem fortunas a governos e às mais diversas corporações, não apenas alimentícias mas também de cosméticos e à Indústria Farmacêutica. Essas mesmas corporações são grandes sustentadoras das empresas de mídia - em profunda crise, no Brasil e em todo o mundo.

As reportagens do jornal O Estado de S. Paulo no mesmo dia, evasivas como sempre quando os interesses dos mais poderosos que o mantêm financeiramente estão em questão, deram voz a apenas um lado em questão, que tratou de demonizar o outro. Pode-se adivinhar qual desses lados foi ouvido pelo convalescente jornalão paulista, famoso por seus discursos e práticas reacionárias?

Tarefa fácil: o retrógrado jornal que apoiou o Golpe Militar de 1964 no Brasil e suas subsequentes prisões, torturas e assassinatos arbitrários, publicou declarações do diretor científico do Royal, João Antonio Pegas Henriques, quem chegou a afirmar que "os prontuários desses animais também foram levados. O pior é que estão fazendo terrorismo com nossos funcionários". Não poderia faltar este ingrediente da moda para desqualificar reivindicações sociais: terrorismo.

A evasão que se soma à frequente prática antiornalística do jornal em questão, repetido pelos mais diversos do Brasil, revela-se claramente nisto: Os prontuários foram levados para onde e para quê? Faziam o que ali, para que serviriam? Que tipo de "terrorismo" praticam os ativistas?

Nada disso o veículo da desinformação, que se dependesse de vendas de exemplares em bancas de jornal já estaria falido há décadas, permitiu ser explicado. Por que não? Por que hoje depende para sobreviver dessas mesmas empresas da exploração e do sofrimento alheio, humano e animal?

Dar a ideia de que o porta-voz das megacorporações fizesse com que os ativistas pela defesa animal respondessem a tais questões, sempre ávidos por ter suas versões divulgadas, seria demais. Ao final de uma das diminutas reportagens, Instituto Vai Processar Ativistas que Resgataram Cães em São Roque, O Estado apresenta uma nota: "O Instituto Royal é investigado pelo Ministério Público pelo uso de cães em testes para a indústria farmacêutica". Nada mais.

Na matéria seguinte, igualmente "enxugada" em favor dos violadores das leis e da proporção da descomunal dor alheia, intitulada Adotar Cães Levados de Instituto é Crime, Diz Delegado, reproduziu apenas a sentença do truculento delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel: "Não precisa ser venda para caracterizar o crime. Em se tratando de bem furtado, receber em doação também caracteriza o crime de receptação". Bem furtado? Animal é objeto, ou uma vida dotada de sentimentos, inclusive de dor tanto quanto o ser humano?

Assim é a mídia manipulatória, sua marca registrada: nas primeiras reportagens pode até chegar a fazer menção, geralmente através de curtas passagens ou notas, daquilo que contraria os interesses criminosos de seus patrocinadores a fim de dizer que "noticia". Nas seguintes abordagens, toma o bonde rumo ao esquecimento daquilo que ela criou como "meros detalhes", e acelera desavergonhadamente a marcha na consolidação da manipulação total dos fatos estigmatizando, invertendo papeis, criando factoides, para tudo isso se utilizando de muita fraseologia, além das já mencionadas evasão e parcialidade, relegando desta maneira a imparcialidade, a verdade,a transparência e a objetividade à Teoria do Jornalismo mais demagógica.

Note-se também os títulos do Estado neste caso, sempre pendendo contra os ativistas. A primeira reportagem do referido jornal no mesmo dia 18, que há anos cai em descrédito vertiginoso entre a sociedade, deu-se através do 'Rádio Estadão': Ação Pode Ter Sido Exagerada.

A cadeia política-midia-megacorporações-tráfico de drogas que governa este mundo, desconsidera totalmente as leis quando seus interesses mais macabros estão em jogo, lavando o cérebro de uma sociedade, em geral, indiferente por natureza. Quando lhes convém, contudo, tornam-se legalistas no mais alto grau, deixando a justiça e apegando-se à lei cega, antissocial, repressiva, reacionária em perfeita sintonia com a mentalidade reduzida que impera, e à própria história da parceria política repressiva-mídia predominante deste país.

Os meios de comunicação, em profunda crise econômica, não medem mesquinharias e crimes de lesa-humanidade contra seus semelhantes, portanto não devemos esperar que em favor de outras espécies e em nome da Declaração Universal dos Direito dos Animais (leia mais abaixo), eles mudem suas práticas antijornalísticas.

Desta maneira, as Leis de Imprensa previstas na Constituição Federal de 1988 também dizem respeito à vida animal, e o quanto estivermos atentos a essas manipulações a fim de denunciarmos, são cruciais em prol da vida. A luta pelo direito das inocentes vidas dos animais também passa por uma mídia democratizada que preze não pela liberdade de empresa midiática e de lucro, mas sim pela liberdade de expressão, o que anda bem distante em nosso país conforme comprovamos dia a dia.


Assista vídeo dos "terroristas" para a mídia predominante e alto empresariado, isto é, garotos e garotas chorando e dizendo coisas do tipo, "que gracinha!", "ai, que bonzinho!", "graças a Deus", "ai, que anjo!", "vamos devagar para não fazermos barulho", "tem cachorrinho lá embaixo!", "é uma vida", "vamos levar [os cãezinhos machucados e "com cheiro muito forte", pelo total abandono e, provavelmente também, devido aos tóxicos que se lhes aplicam em laboratórios] ao veterinário", enquanto carregam no colo os cachorrinhos correndo em prantos e muita lamentação do laboratório. Não há limites para a obsessiva manipulação midiática com suas ganâncias.




Soja É Desnecessário para o Vegetariano, Diz Especialista Eric Slywitch

Fernanda Correia, Livraria da Folha, publicado também no sítio do Instituto Nina Rosa


Há algum tempo, o vegetarianismo entrou em pauta. Seja pela preocupação com o meio ambiente, seja pelo sempre questionado consumo de carne, muitas pessoas mudaram seus hábitos alimentares ou pensaram em fazê-lo.

Eric Slywitch é médico e especialista em nutrição. Vegetariano, dedica seu trabalho a orientar as pessoas que desejam adotar esta dieta. É autor dos livros "Virei Vegetariano, e Agora?" e "Alimentação sem Carne", nos quais mostra os benefícios de abandonar o consume de carnes, sempre embasado em pesquisas científicas.

Em entrevista à Livraria da Folha, Slywitch explica o que é ser vegetariano, desfaz a confusão de que quem adota esta dieta não come apenas carne vermelha e derruba o mito que basta substituir os produtos de origem animal por soja.

Entre outras dúvidas, o médico mostra quais os passos a serem seguidos por quem deseja mudar sua alimentação, como os pais devem agir com seus filhos quando estes decidem ser vegetarianos e como alimentar um bebê com esta dieta.

Leia a entrevista na íntegra: www.institutoninarosa.org.br


Vegetarianismo Contra o Aquecimento Global

por Paula Schuwenck, na Revista dos Vegetarianos



Vivissecção: Pior Crueldade contra os Animais


"A vivissecção é o pior de todos os piores crimes que o homem
está atualmente cometendo contra Deus e sua bela criação"

Mahatma Gandhi


"O estudante que se recusa a participar de atividade que parece ser
ou é cruel aos animais deve ser encorajado e não desestimulado. Compaixão é muito mais difícil de se ensinar do que anatomia"

Neal D. Barnard, MD (Psiquiatra), 1995



"Os atuais procedimentos para testes de segurança, não apenas são obsoletos e extremamente cruéis, mas também inadequados para a proteção dos consumidores contra produtos nocivos"
Leslie Iffy, MD.


No Brasil, as faculdades de medicina, medicina veterinária, biologia, psicologia, odontologia, ciências farmacêuticas, enfermagem, dentre outras, possuem aulas práticas onde são utilizados animais vivos - a chamada vivissecção - ou seja: animais são encaminhados vivos para a sala de aula, onde são contidos e anestesiados (nem sempre adequadamente) para em seguida, com a presença do professor e alunos, serem utilizados em diversos experimentos de aprendizagem. Após a prática são sacrificados.

Saiba mais,
Acesse:

www.institutoninarosa.org.br





Declaração Universal dos Direito dos Animais


Associação Protetora dos Animais "São Francisco de Assis"


Artigo 1°

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2°

1 - Todo animal tem o direito a ser respeitado.

2 - O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de por os seus conhecimentos ao serviço dos animais.

3 - Todo animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.

Artigo 3°

1 - Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a tratos cruéis.

2 - Se for necessário matar um animal, ele deve ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4°

1 - Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.

2 - Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos é contrária a este direito.

Artigo 5°

1 - Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2 - Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6°

1 - Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.

2 - O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7°

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8°

1 - A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompativel com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

2 - As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9°

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que isso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10°

1 - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem.

2 - As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11°

Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida.

Artigo 12°

1 - Todo o ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

2 - A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13°

1 - O animal morto deve ser tratado com respeito.

2 - As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14°

1 - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.

2 - Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (54.161.45.156) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le lundi 13 mai 2013 22:12

Modifié le samedi 19 octobre 2013 03:24


Sem o casamento da razão com o coração, nunca nos moveremos para amar de verdade a Mãe Terra,
reconhecer o valor intrínseco de cada ser e respeitá-lo e nos empenhar em salvar nossa civilização

Leonardo Boff


MEIO AMBIENTE
Desenvolvimento Sustentável

O termo desenvolvimento sustentável foi apresentado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), através de um
relatório denominado Nosso Futuro Comum. E junto, seu conceito: desenvolvimento sustentável é aquele que atende às
necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades



ESTADOS UNIDOS
Negativas Ambientais

Na época da Guerra Fria, as conferências realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 1972 sobre o Meio Ambiente Humano, não definiram políticas efetivas devido a divergências entre Estados Unidos e União Soviética.

Hoje em dia os EUA, única superpotência mundial e maiores poluidores do planeta, emitem sozinhos 21% do dióxido de carbono (CO2) mundial, recusam-se a assinar projetos de despoluição do ar, e também foram decisivos, ao lado de países árabes, na derrotada proposta brasileira em 2002, na Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, de aumentar em 10% a porcentagem correspondente às fontes renováveis na matriz energética das nações até 2010. E posteriormente também, foi derrotada a proposta européia que elevava a meta para 15%, e ainda incluía a energia hidrelétrica no que diz respeito às fontes renováveis.

Nos últimos 11 anos, ficou bastante conhecida a recusa do presidente George Bush em assinar o Protocolo de Kyoto, que busca despoluir o ar e o aquecimento global, através de redução de 50% da emissão de dióxido de carbono - que estipulava redução de 7% para os EUA, 8% para a União Européia, e 6% para o Japão.

O amplo relatório apresentado pela ONU no 4º Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, em 2007, evidenciou terríveis conseqüências do aquecimento global para gerações futuras, entre elas, de acordo com cientistas: até o fim do século XXI, a temperatura elevar-se-á entre 2,4° C e 6,4° C, e o nível do mar entre 26 e 39 centímetros, o que afetará com muito mais intensidade os países mais pobres, com grave escassez de água potável, crescimento da pobreza, redução de áreas de cultivo, aumento de doenças e desaparecimento de espécies vegetais e animais.

Nada disso, contudo, tem sensibilizado Bush: Washington mantém-se bastante resistente a qualquer diálogo para colaboração ambiental, não aceitando que países desenvolvidos possuem, conforme acordo assinado (inclusive pelos EUA) na ECO-92 (ou Rio-92), responsabilidade especial na questão, por ser exatamente os maiores poluidores - e há mais tempo, desde a Revolução Industrial, quando houve aumento de 35% na emissão de dióxido de carbono na atmosfera. A única responsabilidade que insistem ter é a de invadir países - se contiverem petróleo, claro.

Agosto de 2008


"Talvez o destino da humanidade seja ter uma vida curta, mas ardente, extravagante e excitante, em vez de uma vida longa, uma existência vegetativa. Talvez seu destino seja deixar outras espécies - as amebas, que não possuem nenhuma ambição espiritual - herdar a Terra ainda banhada por raios solares", Nicholas Georgecus-Rogen, o Pai da Economia


Consulte o Glossário de Termos Ambientais, do Ecodesenvolvimento.org.br


WASSER ZUM LEBEN
Água para a Vida


É este o lema de projeto da ONU em favor da água sustentável no planeta, em cujo engajamento a Alemanha merece destaque

A água é um recurso não-renovável dos mais ameaçados do globo, e sua ausência torna impossível a vida na Terra

80% das doenças nos países subdesenvolvidos são causadas por água impura, segundo a OMS

Para se ter idéia da importância vital da água: ela ocupa de 70% a 85% do volume do corpo humano.
Isto também significa dizer, é claro, que sem água não há vida



Um terço dos 6,6 bilhões de pessoas no mundo, o que significa mais de 1 bilhão se seres humanos, sofre com a escassez de água, causando altíssimos índices de mortalidade infantil e fome. Apenas 0,35% da água do planeta é doce, sendo o restante marinha salgada ou gelo. Mais: 80% das doenças no mundo subdesenvolvido são causadas por água impotável, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). A escassez de água potável e mau abastecimento sanitário ou ausência dele são causas de doenças, conflitos sociais e tensões entre Estados. Por tudo isso, cientistas afirmam que a água será o grande motivo de futuras guerras mundiais.

É perante este quadro crítico que tem agido a Organização das Nações Unidas (ONU), em projeto de 2005 a 2015 em parceria com 28 países, sendo que a Alemanha através do banco de desenvolvimento kfw, e da agência de Cooperação Técnica (GTZ) está entre as três principais doadoras bilateraias, colocando o tema no topo de suas prioridades políticas internacionais. Há com o que se animar: tem havido resultados práticos no mundo, e é isso que vamos conferiri a seguir:


O IÊMEN SITUA-SE NO ORIENTE MÉDIO, na entrada do Mar Vermelho, e constitui-se em um dos países hídricos mais pobres do mundo. Conquistou independência dos domínios britânicos em 1963, aderindo logo ao comunismo, que perdurou até fins da década de 1980. Com 20 milhões de habitantes, cuja base social é tribal e a língua é a árabe, a maioria segue o islamismo e os iemenitas devem total obediência ao líder de cada tribo, o xeque, que vai á frente do Estado. Na capital Sanaa vivem 1.801 milhões de pessoas. O acesso das mulheres à educação é muito restrito no país, e a poligamia masculina é admitida.

A taxa de desemprego é alta, em cerca de 25% da mão-de-obra ativa e, embora o Iêmen possua modesta reserva petrolífera comparado à região, este produto constitui-se em 90% das exportações.

Sua história é conturbada, e recentemente enfrentou guerra civil, na década de 1990. Terroristas agem dentro e fora do país.

Aqui está um pouco do Iêmen, um dos países hídricos mais pobres do mundo, onde a água é um bem precioso.

Pois a ajuda alemã tem sido significativa no que diz respeito á água, saneando os vazamentos nas redes de canalização em três cidades costeiras, e ainda reordenando o abastecimento e o tratamento de água.


O MALI LOCALIZA-SE NO DESERTO DO SAARA, na África Ocidental, e possui um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos do mundo. Metade de sua população, de cerca de 13 milhões, não dispõe de água potável. Em Bamaco, capital malinesa, habitam 850 mil pessoas. Embora o francês seja a língua oficial do país, também são faladas várias línguas regionais, tais como o fulani, sonai, dogão e tantas outras. Tribos nômades formam a sociedade local, cuja religião oficial é o islamismo.

Nação independente da França em 1960, o Mali também possui uma história muito agitada, com feroz ditadura que perdurou de 1968 a 1991, além de sucessivos combates civis, especialmente entre o Exército e tribos.até os dias de hoje.

Neste país, onde as mulheres andam muitos quilômetros por dia apenas para obter água, levada em recipientes a suas casas, o engajamento alemão tem feito com que uma parte da população malinesa tenha acesso à água potável, e em pequenas cidades já existem redes de poços d'água , todos construídos em cooperação com pessoal alemão. E a ajuda ao desenvolvimento no Mali prossegue.


O QUÊNIA SITUA-SE NA COSTA LESTE DA ÁFRICA, e neste território está o segundo maior pico do continente, o Monte Quênia, com 5.199 metros, e um dos maiores espetáculos da vida selvagem do planeta. No país vivem mais de 70 povos tribais, que formam 32 milhões de pessoas. A capital deste mosaico cultural é Nairóbi, com cerca de 160 mil habitantes, e a religião oficial queniana é o cristianismo. O suaile é o idioma oficial, mas também se fala o inglês no país, entre outros locais.

Independente dos domínios britânicos em 1963, o país tem vivido desde então instabilidade política e social. Apoiado sobretudo no turismo, sua economia é seriamente afetada com os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, levando o Quênia a uma recessão.

Neste país, tem havido reforma no setor hídrico, com assessoramento sobretudo às autoridades do ramo de água, para que seja desenvolvido um gerenciamento hídrico eficiente contruindo-se, assim, um abastecimento de água e um tratamento de água residual.


A TANZÂNIA FAZ FRONTEIRA COM O QUÊNIA, onde o altivo Monte Kilimanjaro revela-se o mais alto ponto da África, com 5.895 metros. Conquistada pela Alemanha e depois pela Grã-Bretanha, tornou-se independente em 1951. Sua população é de 37 milhões, dos quais 80% vive da mão-se-obra agrária, e o turismo é, como no Quênia, o motor da economia local.

Na capital Dodoma vivem apenas cerca de 205 mil pessoas, sete vezes menos que em Dar-es-Salaam, capital tanzaniana até 1974. Viveu sob regime socialista aproximado da China até o fim da década de 1980. Sua história e atualidade é moderada, em comparação com demais países do continente.

Neste país, desde fins da década de 1980 promove-se a construção de sistemas hídricos e de tratamento de água. Tem havido também avanços: a situação da saúde tem melhorado sensivelmente para cerca de 300 mil pessoas, e as doenças causadas pela água impotável têm diminuído claramente.


NA AMÉRICA LATINA também se faz presente a influência alemã, ali também através de seu banco de desenvolvimento kfw, e da agência de Cooperação Técnica (GTZ). Em parceria com os governos locais, contribui com instalações de irrigação de água, abastecimento de água potável e eliminação de esgotos nas pequenas e médias cidades na Bolívia. Na Nicarágua está o lago Manágua, um dos maiores do mundo e importante reservatório de água do país. Na capital Manágua os esgotos urbanos desaguam no lago de mesmo nome, e não havia até hoje nenhuma estação de tratamento para limpar a água de esgoto. Mas já está em construção uma estação de tratamento ali, com apoio de kfw e de outros parceiros internacionais, descontaminando a água e ajudando inclusive a agricultutura do país.


O AQÜÍFERO GUARANI, maior reserva de água doce da América do Sul e uma das maiores do mundo, estende-se pelos estados brasileiros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e por parte do Uruguai, Paraguai e Argentina., com 1,19 milhão de quilômetros quadrados (imagem à direita).

A crescente retirada de água deste aqüífero devido ao crescimento de cidades e indústrias, coloca em risco sua água potável. Mas felizmente um projeto internacional para sua utilização sustentável foi iniciado em 2007, pelo Banco Mundial e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility - GEF), em parceria com os quatro países limítrofes. E a Alemanha também tem feito-se presente neste projeto: através de seu Instituto Federal de Geociências e Matérias-Primas (BGR), promove no Paraguai com cooperação dos países vizinhos já mencionados, desenvolvimento de uma gestão unificada dos lençóis freáticos.

A BGR igualmente colabora na formação de conhecimento especializado no campo da hidrogeologia, que consiste em análises científicas do lençol freático, elaborando também estratégias para a proteção do aqüífero.

Um segundo projeto da BGR também vigora desde 2007 no Paraguai, em cooperação com os outros três países da região, cuja tarefa fundamental do Instituto alemão é aconselhar os responsáveis locais pela água, incentivar a criação de código para aproveitamento do lençol freático, e capacitar os parceiros do projeto a sensibilizar a população para o tema da água.

As doenças acusadas pela água no mundo subdesenvolvido segue muito alto, mas tem diminuído. E para seus projetos de águas sustentáveis na África, América Latina e Ásia, a Alemanha prevê aplicações de mais de 450 milhões de euros já para 2008.

Julho de 2008



O Que É o Efeito Estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural, que mantém o planeta aquecido em limites de temperatura necessários para a manutenção da vida em seu interior. Sem ele, a superfície terrestre seria coberta por gelo e a biodiversidade, bem menor. Isso porque o carbono, componente natural da atmosfera, forma uma redoma protetora com o nitrogênio e a vaporação da água, entre outros gases, que impede a dissipação de parte da radiação do Sol, como se fosse o vidro de uma estufa de plantas.

É o efeito estufa, com sua camada de gases na atmosfera, que aprisiona parte do calor da energia solar após atingir a superfície da Terra, refletido de volta para o espaço.


Degradação Ambiental e Superaquecimento

Porém, nos últimos dois séculos tem-se aumentado vertiginosamente nessa camada a concentração de dióxido de carbono (CO2), do metano (CH4), do dióxido nitroso (N2O) e de outros gases, emitidos pelas chaminés das indústrias, queimadas das florestas, pelo escapamento dos automóveis e por fenômenos naturais, como erupções vulcânicas.

Atualmente, cerca de 50% da composição dos gases de efeito estufa é de CO2. Em 2001, o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, apresentou relatório constatando que esta concentração de CO2 na atmosfera é a mais alta em 400 mil anos. Apenas em 1998, foram lançados 22,8 bilhões de toneladas do gás. Respondendo por um quarto deste total, os Estados Unidos são os maiores emissores, segudos pela China. Estimativas publicadas no World Resources 2000 / 2001, relataram que foram lançadas 718 bilhões de toneladas em todo o mundo, entre 1950 e 1996.

Os veículos rodoviários são uma das maiores fontes de CO2, lançando 900 milhões de toneladas de CO2 por ano. Em 1950, havia 70 milhões de veículos no mundo, entre carros, caminhões e ônibus. Em 1994, esse número cresceu em nove vezes, chegando a 630 milhões. A perspectiva é que alcance a marca de 1 bilhão, já em 2025.

O Futuro do Planeta

Todos os indicadores apontam para um futuro imprevisível, mas calamitoso: o superaquecimento alterará significativamente o clima do planeta, causará furacões constantes e violentos (conseqüência do aumento da pressão atmosférica por causa da temperatura), e inundações (decorrentes do derretimento das geleiras e das chuvas torrenciais, devido a maior evaporação de água). A fauna, por sua vez, sofrerá grande cataclisma: como certas espécies não se adaptam a temperaturas elevadas, elas serão extintas. Dentro do desastre do ecossistema, os manguezais serão especialmente comprometidos, mais sensíveis que são a alterações do nível do mar.

Políticas de Amenização

Líderes de 84 países assinaram, inicialmente, o Protocolo de Kyoto, através do qual os países desenvolvidos, por ser desde a Revolução Industrial os maiores poluidores os planeta, comprometem-se a reduzir sua emissão de gases do efeito estufa (em particular, o dióxido de carbono, CO2). Essa meta prevê que, entre 2008 e 2012, a União Européia reduza sua emissão em 8%, os EUA em 7%, e o Japão em 6%. Posteriormente, mais 76 firmaram o protocolo, mas os EUA ficam de fora, pois seu presidente, George W. Bush, alega que Kyoto é prejudicial à economia de seu país. Isso causou sério entrave para que se vigorasse o protocolo, que requer ratificação de países que sejam responsáveis por emitir pelo menos 55% de efeito estufa no mundo.

A adesão da Federação Russa, em novembro de 2004, finalmente atingiu o patamar de 129 países integrantes, superando os 55% das emissões. Assim, o Protocolo de Kyoto entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005.


Extraído das edições do Almanaque Abril - 2008 e 2003



Você sabia que...

... Cerca de 18% de todos os gases com potencial de causar efeito estufa provém da pecuária, enquanto 13% provém dos meios de transporte?

Mais informações em Alimentação Vegetariana, Uma Questão de Bom-Senso, mais acima


Das Mais de 130 Espécies, 26 Correm Risco

Publicado no sítio Via de Acesso, 10 de novembro de 2009


Piores Poluentes do Solo





Retornar à página inicial
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (54.161.45.156) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le lundi 13 mai 2013 22:19

Modifié le mardi 30 décembre 2014 14:41

Trabalho voluntário de natação para deficientes físicos

Ciedef (Centro para a Integração Esportiva do Deficiente Físico)

Edu e Marcelo Camargo (Diretor)

Torneio Somos Iguais - SP / 98 (Clube do Bosque)









Você sabia que...

... 15% do câncer colorretal no mundo poderia ser previnido, se as pessoas exercessem atividade física regularmente?



Por Que Você Transpira Enquanto Exerce Atividades Físicas?

Quando exercemos qualquer tipo de atividade física, os músculos se contraem aquecendo a pele do corpo cuja temperatura tolerável varia entre 35°C e 41°C, sendo 37°C o mais normal com variações ao longo do dia, que não chegam a mais de um grau. Essa sensação de calor (como a de frio) não advém de transformação na temperatura corpórea, mas sim na da pele.

No hipotálamo, localizado no cérebro, um centro regulador controla a temperatura do corpo e, uma vez informado pelos sensores térmicos que há aumento na temperatura da pele, ele libera a atividade da secreção de suor, a fim de se manter a temperatura ideal e em equilíbrio constante.

É através da evaporação do suor que o calor sai da pele, resfriando o corpo. Dois milhões de póros no corpo são capazes de produzir até dois litros de suor por hora, e nas mãos e nas axilas estão a maior parte das glândulas sudoríperas.

Por essa razão, deve-se prestar muita atenção a dois extremos muito comuns em quem exerce atividades físicas, que devem ser evitadas: pouca roupa, como tirar a camiseta durante a prática esportiva é bastante perigoso, pois como a temperatura da pele está em elevação, isto pode causar resfriado ou gripe principalmente em momentos em que se venta frio. O resfriamento da pele, ajudado pela evaporação de suor, poderá ser excessivo.

Porém, é como diz o ditado: Seca mata, mas enchente também. Assim, não é recomendado o uso de roupas pesadas como as de náilon ou de qualquer tecido que impeça a evaporação do suor: o corpo necessita muito de ventilação nestas circunstâncias.

Vale mencionar que é um mito a ideia de que o suor relaciona-se à perda de peso durante a prática de atividades físicas. O suor nada mais é que perda de água como vimos, a qual deve ser respondida com ingestão considerável de líquido durante e após tais atividades.

A perda de peso, por sua vez, dá-se através da perda de calorias que varia de acordo com a atividade, não tendo relação nenhuma com a produção de suor.

Estejamos sempre atentos, e boa malhação!!


junho de 2008 / Publicado no Jornal Pravda (Rússia)


Você sabia que...

...um em cada três casos de câncer no mundo é causado pelo cigarro?


OVERTRAINING
Treinamento em Excesso

Causas, Sintomas, Consequências e Suscetibilidade

Atingindo de 7% a 20% dos atletas no Brasil, o overtraining varia de indivíduo para indivíduo, isto é, aquilo que representa excesso para um pode não ser para outro.

Mas é fato: noites mal dormidas e alimentação insuficiente colocam o atleta ou qualquer um que exerça atividades esportivas com relativa freqüência, como sério candidato a sofrer deste grave mal.

O overtraining é definido como um estado de depressão crônica do desempenho esportivo em até 15%, com elevação ou manutenção da carga de treinamento, acompanhado por sinais característicos.

Além da queda do desempenho no treinamento diário, são também evidências do overtraining a não-recuperação física e mental através da alimentação e do sono - pelo contrário, o atleta desperta já cansado, nestes casos, antes mesmo do treinamento -, perda de apetite, aumento da ansiedade, irritação e perda até de massa muscular - o catabolismo, que será abordado com um pouco de detalhes proximamente, em outro artigo nesta Página.


OUTROS SINTOMAS E CONSEQÜÊNCIAS:

Maior risco de lesões; Pré-disposição a doenças; Encerramento pré-maturo da carreira esportiva.


CAUSAS DO OVERTRAINING

As causas do overtraining dividem-se em primárias e secundárias.

As primárias caracterizam-se por:

a) baixa capacidade de adaptação a competições pesadas e freqüentes; / b) recuperação insuficiente; / c) fatores psicológicos.

As causas secundárias, por suas vezes, envolvem outros fatores:

a) nutricionais; / b) infecciosas; / c) ambientais, entre outras.


QUEM É SUSCETÍVEL?

a) Atletas de todos os níveis de performance, não só os de ponta. Pode ocorrer, como já foi mencionado, com quem simplesmente faz exercícios físicos em academia ou corre, por exemplo, três vezes por semana no parque. A capacidade de cada um é colocada em questão quando se trata do overtraining;

b) Atletas altamente motivados;

c) Atletas pouco experientes / auto-treinamento;

d) Atletas treinados por amadores;

e) Aqueles que estão retornando à programação de treinamento,

f) Praticantes de modalidades nas quais o uso da força, velocidade e coordenação são essenciais (tais como atletismo e ginásticas olímpicas).

Junho de 2008 / Publicado no Jornal Pravda (Rússia)


Safer Net Brasil
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (54.161.45.156) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le lundi 13 mai 2013 22:41

Modifié le lundi 15 mai 2017 00:17


Você sabia que...

... trocar o sono noturno pelo diurno não só pode levar a problemas físcos (inclusive intestinais) e mentais, mas também tornar o indivíduo mais propenso a desenvolver algum tipo de cãncer no decorrer da vida, tanto quanto os fumantes e consumidores de anabolizantes? (A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, órgão da Organização Mundial de Saúde, alertou recentemente para os riscos da falta de sono noturno)


A Importância Fundamental do Sono Noturno - E Sua Grande Aliada:
A Prática Esportiva Regular

O sono noturno é insubstituível, tão importante quanto o alimento. Quem acha que pode compensar, algumas horas que sejam,
de perda do sono noturno ao longo do dia está colocando a saúde, física e mental, em sérios problemas futuros

Agosto de 2008 / Publicado no Jornal Pravda (Rússia)


Durante o sono, há uma considerável redução da consciência e da atividade orgânica, e é nesta fase que o corpo se refaz. O metabolismo atinge seu ponto mais baixo (a nível suficiente para manter apenas as partes vitais do organismo), cai a pressão arterial, a velocidade do pulso e da respiração, e o corpo encontra-se menos suscetível à dor, à luz e a sons.

Porém, se não for regrado, tudo isso é muito mal aproveitado e acarreta em sérios danos futuros. No primeiro semestre de 2008, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês), constatou que as pessoas que trabalham à noite ou em turnos irregulares, tais como aviadores, estão prejudicando sua saúde tanto quanto quem se alimenta mal, e possuem tanta pré-disposição em adquirir câncer algum momento na vida quanto os fumantes e consumidores de anabolizantes.

Isto porque, também comprovado cientificamente, a natureza orgânica do ser humano é programada para ativar-se durante o dia, à noite para dormir. Existe um controlador neuronal que eleva a temperatura do corpo no período diurno, diminuindo no noturno deixando-o apto para o sono. Uma inversão nos horários de repouso não adapta este processo, afetando sua qualidade, e das próprias atividades a serem realizadas.

Atletas que atingem maior longevidade no desempenho esportivo são os que primaram, ao longo da vida, pelo sono noturno. E a prática esportiva regular, por sua vez, influencia-o muito positivamente tornando-o mais tranqüilo e relaxante pois libera endorfina, hormônio produzido através de neurotransmissores cerebrais que, transportado à circulação sanguínea, causa sensação de bem-estar e alívio da ansiedade.

Boa malhação e boa noite... de muito sono!


Dores Emocionais e Físicas Ativam Mesma Região do Cérebro

Publicado no Correio do Brasil, 30.3.2011


Distúrbios do Sono Aumentam Disfunção Erétil

Pesquisa mostrou que 17% dos homens de São Paulo têm queixa de disfunção erétil
e distúrbios de sono são diretamente associados a esse problema

Publicado no sítio Via de Acesso, 11 de novembro de 2009


Seja Otimista e Viva Mais

Tudo é uma questão de ponto de vista. O fato é que encarar a vida de maneira positiva e enxergar as dificuldades
como desafios, garante mais saúde e longevidade, segundo novas evidências científicas

Adriana Toledo, na revista Saúde, novembro de 2009


Encare a Tristeza

Sem medo de ser INFELIZ
A tristeza nem sempre é encarada como algo que faz parte da vida e os critérios de diagnóstico que distinguem esse
sentimento da depressão ainda não são claros. Por isso muita gente anda se enchendo de antidepressivos

André Santoro, na revista Saúde, novembro de 2009


Associação de Esteroide Anabolizante ao Treinamento Físico Aeróbio Leva a
Alterações Morfológicas Cardíacas, e Perda de Função Ventricular em Ratos

Revista Brasileira de Medicina do Esporte, março/abril de 2011



Acesse O Grito do Bicho

O Blog que faz a notícia - com amor à vida


Psicopatas S.A.

Ele vai a todo happy hour, é companheiro de cafezinho e ouve você reclamar do salário.
Não confie tanto nesse colega de firma - é 4 vezes mais comum encontrar psicopatas
nas empresas do que na população em geral


por Mauricio Horta , Revista Superinteressante, maio de 2011


Luana conseguiu o emprego com que sempre sonhou. Era em uma empresa farmacêutica conhecida por seu ambiente competitivo, mas também por bons salários e chances de crescer profissionalmente. Nova no escritório, logo ficou amiga de Carlos, um sujeito atencioso de quem recebeu até umas cantadas.

Em poucos meses, apareceu a oportunidade de Luana liderar seu grupo na empresa. Parecia bom demais não fosse uma inquietação ética. Ela desconfiava que a companhia garantia a venda de seus produtos graças a subornos a médicos. Isso incomodava tanto Luana que, durante um intervalo para um lanche, ela desabafou com o amigo Carlos. Ele também parecia indignado com a situação. Seria uma conversa normal entre colegas de trabalho - se Carlos não tivesse se aproveitado. Em um momento de distração de Luana, ele pegou o celular da colega e ligou para o chefe de ambos. Caiu na secretária eletrônica, que gravou toda a conversa seguinte entre Carlos e Luana. A moça, grampeada, chegou a questionar se o chefe poderia ter algo a ver com os subornos. Acabou demitida por justa causa. Carlos tomou o lugar de líder que seria dela.

A história é real (os nomes foram trocados). E esse Carlos, um cretino, não? Na verdade é pior: ele age exatamente como um psicopata. Há 69 milhões de psicopatas no mundo, o que dá 1% da população em geral. Então, no fim da história, Carlos faz picadinho de Luana, certo? Errado. Sim, há muitos psicopatas violentos, como Hannibal Lecter de O Silêncio dos Inocentes ou Pedrinho Matador, que afirmava ter assassinado mais de 100 pessoas. Por isso a cadeia é um dos dois lugares em que se encontram muitos psicopatas. Eles são 20% da população carcerária e 86,5% dos serial killers. Mas um psicopata não necessariamente vira assassino. Na verdade, ele vai atrás daquilo que lhe dá prazer. Pode ser dinheiro, status, poder. É por isso que outro lugar fértil em psicopatas, além da cadeia, é a firma.

Pode ser uma empresa pequena, como a loja de sapatos da esquina. Pode ser uma fundação, uma escola. O importante é que o psicopata enxergue ali a chance de controlar um grupo de pessoas para conseguir o que quer. Mas poucos lugares dão tanta oportunidade para isso do que uma grande companhia. "Psicopatas são atraídos por empregos com ritmo acelerado e muitos estímulos, com regras facilmente manipuláveis", diz o psicólogo Paul Babiak, especialista em comportamento no trabalho.

Até 3,9% dos executivos de empresas podem ser psicopatas, segundo uma pesquisa feita em companhias americanas. Uma taxa de psicopatia 4 vezes maior do que na população em geral. Eles não matam os colegas, mas usam o cargo para barbarizar. Cancelam férias dos subordinados, obrigam todo mundo a trabalhar de madrugada, assediam a secretária, demitem sem dó nem piedade. Isso quando não cometem crimes de verdade. Um terço das companhias sofre fraudes significativas a cada ano, de acordo com uma pesquisa de 2009 realizada pela consultoria PriceWaterhouseCoopers, que analisou 3 037 companhias em 54 países. Por causa dessas mutretas, cada uma perde, em média, US$ 1,2 milhão por ano. Muitos desses golpes podem ser obra de psicopatas corporativos.

"Eles são capazes de apunhalar empregados e clientes pelas costas, contar mentiras premeditadas, arruinar colegas poderosos, fraudar a contabilidade e eliminar provas para conseguir o que querem", diz Martha Stout, psiquiatra da Escola Médica de Harvard por 25 anos e autora do livro Meu Vizinho É um Psicopata. E fazem isso na cara dura, como se não estivessem nem aí para o sofrimento alheio. É que, na verdade, eles não estão ligando nem um pouco mesmo.

Como os colegas mais violentos, os psicopatas de colarinho branco não pensam no bem-estar dos outros, nem sentem culpa quando pisam na bola. Por isso passam por cima de regras, estejam elas formalizadas em leis ou somente estabelecidas pela ética e pelo senso comum. Acontece que o cérebro deles é diferente de um cérebro normal. No caso do psicopata, a atividade é maior nas áreas ligadas à razão do que nas ligadas à emoção, o que o faz manter-se impassível diante de tragédias - seja um gatinho em apuros, seja uma chacina em um orfanato. (veja mais no quadro da página 53). Como não consegue se colocar no lugar dos outros, o psicopata usa e abusa dos amigos - puxa o tapete dos colegas sem se preocupar com código de conduta corporativo ou consequência na vida alheia.

Pega na mentira

Graduação em universidade concorrida. Pós-graduação no exterior. Livros publicados. "Empregadores sabem que 15% ou mais dos currículos enviados para cargos executivos contêm distorções ou mentiras deslavadas", afirma Babiak. "Psicopatas fazem isso. Podem fabricar um histórico feito sob medida para as exigências do trabalho e bancá-lo com referências falsas, portfólio plagiado e jargão apropriado." Claro, com algumas perguntas específicas um entrevistador é capaz de desmascarar candidatos mentirosos. O problema é que um psicopata tem tudo para deitar e rolar em uma entrevista de emprego.

Muitas vezes o entrevistador não está tão preocupado com o conhecimento técnico do candidato. Quer mais é saber se ele é capaz de tomar decisões, relacionar-se com pessoas, motivar equipes. "A 'química' entre candidato e avaliador tem muita importância", diz o psicólogo. E aí um psicopata conta com um trunfo maior do que qualquer MBA: tranquilidade. Ele não vai passar horas em frente ao espelho decidindo a melhor roupa para a entrevista. Nem vai sentir as mãos suarem por medo da conversa. Um psicopata terá a segurança necessária para engabelar o avaliador, usando alguns termos técnicos, um punhado de histórias de competência no trabalho e um sorriso aberto que dirão em conjunto: "Sou a pessoa certa para a vaga".

O segredo desse charme todo está em saber "ler" as pessoas. Psicopatas podem não ter emoções, mas conseguem analisar muito bem como e por que as outras pessoas se emocionam. São estudiosos da natureza humana, prontos a usar o que aprenderam para o próprio interesse. Descobrem os hábitos e gostos dos colegas, se aproximam, criam um vínculo aparente. Assim conseguem convencer a colega de coração mole a fazer o trabalho por eles no fim de semana. Ou extrair informações sigilosas da secretária do presidente. Ou botar a culpa nos outros pelos problemas que aparecem. Aquela concorrente obstinada e perfeccionista conseguiu se promover trabalhando até as madrugadas? Ela não ia gostar de ouvir que é uma folgada e só conseguiu aumento se engraçando com o chefe. Bingo: basta espalhar essa história por aí para atingi-la. Desequilibrada pelo fuxico, ela poderia se tornar em breve um obstáculo a menos.

Atitudes assim passam despercebidas em empresas que estimulam a competição entre os funcionários. Se a companhia está obcecada pelos resultados que cada empregado gera, é possível que não preste tanta atenção ao cumprimento da ética no ambiente de trabalho. Movida a competitividade, a empresa americana de energia Enron foi do estrelato ao fundo do poço por causa de fraudes cometidas por executivos do mais alto escalão. A empresa começou o ano de 2001 como uma gigante, com faturamento de US$ 100,8 bilhões. Seus empregados sabiam que precisavam trabalhar como loucos. Todo semestre, um ranking interno nomeava os 5% melhores funcionários. Em seguida vinham os 30% excelentes, os 30% fortes, os 20% satisfatórios e, por último, os 15% que "precisavam melhorar". Se não melhorassem até a próxima avaliação, eram mandados para o olho da rua. E quem avaliava as pessoas? Os próprios colegas. O sistema parecia impulsionar a produtividade. Até que descobriram que a competição impulsionava mesmo eram falcatruas para garantir uma boa posição interna. No fim de 2001, fraudes que somavam US$ 13 bilhões engoliram a empresa. A Enron faliu. "Algumas compa­nhias competitivas contratam pessoas tão agressivas e ambiciosas que acabam deixando para trás questões importantes do mundo da moral", afirma Roberto Heloani, psicólogo social e professor de gestão da FGV de São Paulo e da Unicamp.

Ainda que a companhia ofereça um ambiente propício à trairagem, o psicopata precisa procurar a hora certa para agir. Vítima de Carlos, Luana teve seu momento de fraqueza - bobeou, dançou. Empresas também têm seus momentos de fraqueza. Quando uma companhia compra um concorrente, seu caixa fica pobrezinho, vazio. Muito dinheiro saiu de lá, e os acionistas estão ansiosos para saber quando o gasto dará retorno. O que algumas fazem, então? Procuram alguém capaz de produzir um milagre e encher o cofre de novo rapidinho. É aí que o psicopata se apresenta como o melhor gestor. Claro que é mentira - ele apenas tem maior capacidade de manipular sua imagem e vender ilusões. "Sem tempo para fazer uma análise minuciosa, as empresas compram essa imagem", diz Heloani.

Outra chance de dar o bote: crise na firma. Essa é a hora, geralmente, em que é preciso cortar gastos. E os chefes são pressionados a ser agressivos. Cortar despesas em 20%, 30% não é fácil. Quer dizer, se você for frio, não tiver medo das consequências nem se importar com os sentimentos alheios, até fica moleza. Coloque comida vencida no refeitório da firma para alimentar os funcionários. Fraude a contabilidade e entregue relatórios que escondam gastos e aumentem a receita - e o problema fica resolvido apenas com uma canetada.

Quando não houver mais o que chupinhar, o psicopata simplesmente sai do emprego. "Talvez você não tenha o emprego mais interessante do ponto de vista financeiro, mas pode preferir ficar na empresa por causa das relações afetivas com os colegas e com seu trabalho. Já um psicopata dificilmente cria vínculo", afirma Heloani. E se for pego antes de sair? Simples: ele mente. Culpa os outros, as circunstâncias, o "sistema", o destino, ou a própria empresa. Inventa um sem-número de desculpas que acabam atingindo seus rivais e eventuais "traidores".

Bernard Madoff culpou a crise econômica, o próprio sucesso e até suas vítimas pelo esquema que montou com um banco de investimentos nos EUA - e que fez seus clientes perderem US$ 65 bilhões. "Os bancos e fundos deviam saber que havia problemas ali", disse em entrevista a uma revista americana. Incapaz de sentir remorso, charmoso a ponto de ter cativado presidentes de bancos como Santander e Credit Suisse e incapaz de se colocar no lugar de suas vítimas ("Que as minhas vítimas se ferrem. Eu as sustentei por 20 anos e agora tenho de cumprir 150", teria dito na prisão), Madoff já foi apontado por especialistas em crime como um psicopata. (Ele, no entanto, afirmou à imprensa americana ter sido diagnosticado como normal por sua terapeuta.)

Madoff fez carreira como o homem que cuidava dos investimentos dos milionários. "Tio Bernie", como era conhecido, fazia mágica: mesmo quando a economia estava em baixa, prometia um rendimento de 8%, 12%, 15% por ano a seus clientes. Como a história colava? Madoff sabia o que os clientes queriam: investir com alguém que era parte do mundo deles. Esbanjava luxo, com direito a iate na Riviera francesa (US$ 7 milhões), noites no hotel Lanesborough de Londres (US$ 11 600 a diária) e jatinho da Embraer (US$ 29 milhões). Isso fez com que ele conseguisse clientes de peso. E o nome deles serviu para atrair novas vítimas. Com o dinheiro que entrava, Madoff pagava clientes antigos que quisessem sacar os investimentos. Era um esquema de pirâmide. Só funcionaria enquanto a base seguisse alimentada por novas vítimas. Isso inevitavelmente pararia uma hora. E a hora de Madoff foi a crise econômica de 2008. Quando investidores tentaram retirar de uma vez US$ 7 bilhões de seu fundo, ele simplesmente não tinha a grana. O herói de Wall Street acabou desmascarado.

10 pistas para identificar um psicopata

Só um psiquiatra conseguiria dar o diagnóstico certo. Mas, se algum colega de firma tiver esses traços, dá para suspeitar

Relacionamentos

Superficial
Não se importa com o conteúdo, e sim em como vendê-lo.

Narcisista
Preocupa-se apenas consigo mesmo.

Manipulador
Mente e usa as pessoas para conseguir algo.


Sentimentos

Frieza
É racional e calculista, pois tem pouca atividade no sistema límbico, centro de emoções como medo, tristeza, nojo.

Sem remorso
Não sente culpa. A parte responsável por isso no cérebro tem baixa atividade.

Sem empatia
Não consegue se colocar no lugar dos outros.

Irresponsável
Só se compromete com o que lhe trouxer benefícios.


Estilo de vida

Impulsivo
Tenta satisfazer as vontades na hora.

Incapaz de planejar
Não estabelece metas de longo prazo.

Imprudente
Corre riscos e toma decisões ousadas.


Fonte: Without Conscience, Robert Hare.

Mal de chefe

Psicopatas podem estar em qualquer nível hierárquico, desde que o cargo lhes traga algum benefício. Mas é mais provável que eles estejam no topo.

Em 2010, 203 executivos de 7 companhias americanas foram avaliados pelo psicólogo Paul Babiak. O resultado revelou aquela estatística que você viu no começo da reportagem - 3,9% dos entrevistados tinham pontuação suficiente nos testes de Babiak para ser diagnosticados como psicopatas. Onde estavam os casos mais graves? No alto escalão: 2 vice-presidentes e 2 diretores.

Por quê? É mais fácil enrolar em cargos de liderança. Um gestor precisa saber liderar a equipe, motivar os funcionários, relacionar-se com fornecedores e parceiros. Já um técnico precisa entender do negócio da empresa - negociar preços, saber como anda o mercado, apresentar as melhores estratégias ao chefe. No estudo de Babiak, ficou claro que os psicopatas não querem saber de trabalhar. A pesquisa usou dois grupos de habilidades para avaliar os executivos: um ligado ao plano das ideias (comunicação, criatividade e pensamento estratégico) e outro relacionado a produtividade (gerenciamento, liderança, desempenho e trabalho em grupo). Quão mais alto o grau de psicopatia de um executivo, pior foi a nota dele no grupo de produtividade.

Não é difícil para um psicopata fazer carreira dessa forma. Foi assim com Skip (nome fictício). O menino cresceu em um internato nos EUA, em Massachusetts, porque a família estava cansada de lidar com o capetinha - ele roubava dinheiro de casa para comprar fogos de artifício e matar sapos. Skip teve uma vida acadêmica medíocre e fez MBA em uma instituição mequetrefe. Aos 26 anos, entrou em uma empresa de equipamentos de mineração. Não demorou para se destacar. Seus chefes viram nele um talento para motivar vendedores e influenciar compradores. Com seu charme, tornou a empresa a terceira maior do setor no mundo. Até ganhou uma Ferrari de bônus da companhia pelo resultado. Aos 30 anos, Skip se casou com a filha de um bilionário. Mas dava suas puladas de cerca. Seis anos mais tarde, era presidente da divisão internacional da empresa, membro do conselho diretivo e pai de duas meninas. Não sem alguns tropeços: a empresa teve de dar uma indenização de US$ 50 mil a uma secretária depois de Skip quebrar o braço da moça ao forçá-la a sentar-se em seu colo. Mas esse e outros processos por assédio sexual não eram nada perto dos lucros que ele gerava. Aos 51 anos, virou o presidente da empresa. Merecido: ele fez a companhia ganhar dinheiro. Quer dizer, mais ou menos. Nos bastidores, Skip desviava dinheiro. Em 2003, foi acusado formalmente pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA por fraude. "Ele não sente nenhum apego emocional aos outros. Nenhum mesmo. Ele é frio como gelo", diz Martha Stout, que relata a história de Skip em Meu Vizinho É um Psicopata.

A esta altura é possível que você tenha se lembrado daquele colega de trabalho folgado. Ou do chefe que manda você fazer todo o trabalho dele. Será que são psicopatas? Pode ser que sim, mas considere também a possibilidade de eles terem outro tipo de transtorno psiquiátrico.

Tem executivo por aí tão doido quanto paciente de manicômio. As psicólogas forenses Belinda Board e Katarina Fritzon, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, analisaram 39 executivos de alto escalão e os compararam com presos psiquiátricos, um grupo em que a prevalência de transtornos de personalidade é 7 vezes maior do que na população em geral. A descoberta foi uma surpresa. Os executivos se mostraram mais doidos do que os presos psiquiátricos em 3 de 11 transtornos pesquisados: narcisismo (gente que precisa de admiração o tempo todo e não se preocupa com os outros), transtorno de personalidade histriônica (pessoas que gostam de se exibir e manipular os outros) e transtorno compulsivo (pessoas perfeccionistas, com tendências ditatoriais e devoção exagerada ao trabalho). A boa notícia é que o nível dos transtornos ligados à psicopatia era mais alto entre os criminosos psiquiátricos do que entre os executivos entrevistados.

Qual é a razão desse resultado? Simples. Certos traços desses transtornos são valorizados em cargos de liderança - como agressividade, autoconfiança, liderança. Isso dá certa vantagem a quem é narcisista e perfeccionista. Por isso, não saia acusando seu chefe de ser um psicopata. Ele pode ser doido. Ou simplesmente um cretino.


O canto do psicopata
Os xavecos que ele usa para manipular os colegas


"EU GOSTO DE QUEM VOCÊ É"
Por que funciona - O psicopata mostra admiração pelo talento e pelos pontos fortes da vítima. E passa a ser visto como um dos poucos a reparar verdadeiramente no potencial dos colegas.

"EU SOU COMO VOCÊ"
Por que funciona - O psicopata identifica características da
personalidade da vítima e faz de conta que compartilha gostos e interesses.

"SEUS SEGREDOS ESTÃO SEGUROS COMIGO"
Por que funciona - A vítima, achando que está diante de um amigo,
abre o coração e conta medos e expectativas.

"SOU SEU AMANTE/AMIGO IDEAL"
Por que funciona - Último estágio da manipulação. O psicopata cria um elo
psicológico que promete uma relação duradoura. A vítima já está em suas mãos.




Troca Iluminada no Irã

por Tina Rosenberg, 29.11.2010
, tradução de Edu Montesanti


Esta é uma história sobre uma política corajosa em um lugar inesperado. Neste lugar, os albergues possuem postos de venda de seringas para injetar drogas. Os usuários de drogas não são processados enquanto estão em programas de tratamento. Aos viciados em drogas são dadas agulhas limpas e terapia de manutenção com metadona ─ disponíveis em uma ampla base, mesmo na prisão. Essas táticas têm sido implantadas para reduzir a criminalidade, menor taxas de HIV entre usuários de drogas e fazer com que a Aids corra fora da população em geral. Esse lugar não é Amsterdam. É Teerã.

Em uma semana, quando as notícias sobre o Irã estão centradas em instalações nucleares e diplomacia desesperada, eu gostaria de concentrar-me em outro problema grave para o qual essa repressão, a teocracia aparentemente irracional, tem adotado uma abordagem pragmática e esclarecida.

Às vezes, não há mistério sobre a melhor estratégia para resolver um problema, mas por motivos políticos essa estratégia não é utilizada. A história do Irã oferece lições úteis sobre como obter apoio político para soluções eficazes, em circunstâncias difíceis.

Na África, a Aids é transmitida principalmente pelo contato sexual. Sabemos que as pessoas precisam se abster de sexo, ser fiel a um parceiro ou usar camisinha. Mas tem havido sucesso limitado em todo esse método. Nós simplesmente não somos muito bons em fazer com que as pessoas pratiquem essas coisas.

Em muitos países, porém, o propulsor principal da AIDS não é o sexo, mas agulhas hipodérmicas compartilhadas por usuários de drogas injetáveis. Esse é o maior condutor do H.I.V. da epidemia na Europa Oriental, na maior parte do Oriente Médio e na Ásia, e em partes do resto do mundo. Através de medidas recentes, 62 por cento das infecções de H.I.V. na Rússia veio diretamente de uma agulha comum. Na Malásia, 76 por cento, no Irã 68. Esse não é apenas um problema para usuários de drogas. H.I.V. não detectado entre usuários de drogas passam para a população em geral por meio dos parceiros sexuais dos usuários de drogas. Em um livro (e muito divertido) recente, "The Wisdom of Whores", Elizabeth Pisani, epidemiologista e consultora do Unaids, argumentou que Jacarta, na Indonésia, tem taxa de epidemia de HIV 50 vezes maior do que ela seria, se não tivesse permitido taxas de infecção de HIV para os usuários de drogas chegar a uma escala 0-47 por cento, no final de 1990.

A de emergência de AIDS nos Estados Unidos entre mulheres negras ─ que têm uma taxa de Aids 23 vezes superior ao de mulheres brancas ─ poderia ter sido evitada com programas em tempo útil para evitar a partilha de seringas. Poucas dessas mulheres contrairam H.I.V. de uma agulha, mas a agulha abriu as portas ao H.I.V. na comunidade negra, para começar.

A prevenção da transmissão de H.I.V. entre usuários de drogas, então, é uma forma de proteger a todos.

Ao contrário de prevenir a transmissão sexual da AIDS, isso é algo que podemos fazer. A estratégia é a troca de seringas ─ dando aos toxicodependentes novas agulhas, geralmente em troca das suas já utilizados. Uma das razões por que funciona é que os usuários de drogas querem isso: todo injetor de droga prefere usar agulhas limpas.

A troca de seringas é parte de uma abordagem global de drogas chamada de redução de danos, que procura fazer do uso de drogas algo menos mortal para o viciado, e diminuir o crime e a doença que causa a dependência delas. Na maioria dos países que usam a redução de danos, o porte de drogas ainda é ilegal. Mas o abuso de drogas é tratado principalmente como uma doença, não como um crime. Um exemplo do que a redução de danos aparenta, pode ser visto nas clínicas de Persépolis, no sul de Teerã. Persépolis começou como uma gota no centro, num bairro de drogas, e posteriormente expandiu-se para cinco centros. As clínicas têm equipes de aproximação a ex-toxicodependentes, que contactam seus colegas na rua. As clínicas oferecem seringas, metadona, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, testes de Aids e outros cuidados médicos. Eles recebem pessoas para programas de tratamento da toxicodependência. Os usuários de drogas podem tomar banho, e sentar-se a qualquer hora do dia para tomar chá. Quando há dinheiro, as clínicas servem almoço e roupas. Uma clínica com equipe apenas de mulheres, é só para mulheres. As clínicas são uma passagem para usuários de drogas entrar no sistema de saúde, onde podem obter ajuda.

A prova de que a redução de danos funciona, é esmagadora. Críticos da troca de seringas têm argumentado que ela provoca mais consumo de drogas, mas ficou provado que não é assim. Em vez disso, reduz drasticamente as taxas de H.I.V., impedindo que um pequena problema de H.I.V. entre usuários de drogas em geral. Isso economiza dinheiro, especialmente se comparado com a alternativa mais tradicional: a prisão. Ela combate o crime. Os usuários de drogas na terapia de manutenção de metadona cometem muito menos crimes do que os outros usuários, e geralmente são capazes de manter seus empregos e têm vidas normais.

Mas a esmagadora maioria dos consumidores de droga injetada não têm acesso à redução de danos. Geralmente, a troca de seringas eficaz é encontrada principalmente nos lugares esperados ─ Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia. Na Rússia, país que mais necessita da redução de danos, a metadona é ilegal e a troca de seringas é feita apenas por grupos pequenos em algumas cidades. Enquanto algumas cidades norte-americanas utilizam a troca de seringas (Nova Iorque é um lugar muito mais seguro por causa de seus ótimos programas de troca de agulha), foi considerado ilegal o uso de fundos federais para troca, até o ano passado. E sob a administração Bush, Washington intimidou agências internacionais para abandonar seu apoio à troca.

O problema é a política. Parece errado ao governo ofuscar a mensagem "não use drogas" e fornecer o equipamento para uma atividade ilegal e perigosa. Mas em oposição à redução de danos aparece apenas a ilusão de moralidade. Certamente, é mais moral para escolher uma estratégia que não aumenta o uso de drogas, mas não salva vidas.

A redução de danos é relativamente nova no Irã. Após a Revolução Islamita de 1979, o país reprimiu duramente os usuários de drogas, declarando que o vício era contra-revolucionário. Todo o tratamento da droga foi paralizado. Centenas de milhares de usuários de drogas foram enviados para campos de trabalho. A posse de heroína era uma ofensa capital.

A essas políticas punitivas seguiram-se a uma espiral epidemia do consumo de droga. Há dez anos, o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC, na silga em inglês) estima que o problema das drogas no Irã foi um dos mais graves no mundo (esse país que divide uma fronteira 570 quilômetros com o cultivo do ópio no Afeganistão não ajuda). As políticas duras apenas levam mais para baixo os usuários de drogas; o medo de ser pego com uma agulha fazia com que os usuários usassem uma mesma agulha de toda a comunidade, desde o revendedor. Ir para a prisão era particularmente perigoso. As prisões são paraísos de partilha de seringas, estar preso é o único e mais forte precursor infecção de HIV no Irã. Os dados são escassos, mas dos entrevistados em uma prisão em 2001, 63 por cento de todos os usuários de drogas injetáveis eram HIV positivo. Testes de usuários de drogas que visitaram a clínica Persépolis descobriram, convictamente, que um quarto deles tinha o vírus da Aids.

Desde 2005, a redução de danos se tornou política oficial no Irã. O aiatolá Mahmoud Shahroudi, chefe do Poder Judiciário, enviou uma carta a todos os tribunais e autoridades judiciárias instruindo-os a apoiar a metadona e a troca de seringas. Até mesmo as prisões no Irã agora tem metadona generalizada, e tem havido projetos-piloto em prisões para a troca de agulha ─ troca ainda não encontrada nas prisões dos Estados Unidos, Canadá ou Austrália. Em 2007, 95 por cento dos usuários de drogas injetáveis entrevistados no Irã disseram ter usado equipamentos seguros na última injeção.

A taxa de novas infecções de H.I.V. no Irã aumentou até 2005, e passou a cair desde então. Um oficial de controle de cima da droga, Saeed Sefatian, disse em 2008 que 18 por cento dos usuários de drogas injetáveis eram soropositivos, mas estima-se que se não fosse para a redução de danos, esse número teria sido de 40 por cento. Novas infecções entre usuários de drogas continuaram a cair. Pesquisas em sítios sentinela em clínicas de pré-natal ainda não apareceu nem uma única mulher grávida com HIV (UNAIDS relatório, p. 97) ─ um excelente indicador de que a epidemia foi contida.

Ao apontar o sucesso deste programa, eu não quero endossar as prisões do Irã, onde os dissidentes políticos estão sendo torturados. Nem a abordagem moderna do Irã à redução de danos justifica uma aproximação a idade da pedra do governo em praticamente tudo. O mesmo aiatolá que disse aos juízes que não ficam atrapalhem a redução de danos, foi quem fechou dezenas de jornais. O ponto importante aqui é que mesmo uma teocracia repressora e rígida como o Irã ─ o anti-Amsterdam ─ conseguiu criar políticas que certamente salvaram o país de um desastre da Aids e das drogas.





CONTEÚDO (com ligações)

PÁGINA INICIAL


l. MATEANDO COM EDU - Perfil, Comentários e Literatura

Página 1

Página 2


lI. TERCEIRA PÁGINA - Crônicas / Questões Internacionais


III. NO PIQUE DA VIDA - Reflexões


IV. ARQUIVO - Os Noticiários Mundiais

Página 1

Página 2



V. TERRORISMO DE ESTADO - A Invasão Norte-Americana ao Iraque



VI. O 11 DE SETEMBRO DE CADA DIA DO AFEGANISTÃO

Página 1

Página 2

Página 3



VII. SANEAMENTO PÚBLICO - ONDE JOGAR TANTO LIXO HUMANO?


VIII. ANISTIA INTERNACIONAL - Uma Questão de Liberdade


IX. ÉTICA NA TV - Uma Questão de Liberdade


X. HUMAN RIGHTS WATCH - Uma Questão de Liberdade


XI. GOLPES MILITARES NA AMÉRICA LATINA


XII. HISTÓRIAS MUNDIAIS


XIII. ENAS NAFFAR: OLHAR SOBRE O ORIENTE MÉDIO - Visão Palestina no Blog

Página 1

Página 2



XIV. CULTURA & ARTE AFEGÃ

Página 1

Página 2


XV. O BRASIL NO ESPELHO - Crônicas


XVI. Especial: TERRORISMO

Grupos

Estados


Mídia

Religiões

Polícia

Trabalho



XVII. IDIOMAS

Inglês

Espanhol

Alemão

Italiano

Francês

Sueco

Português



XVIII. WIKILEAKS

Brasil (Página 1)

Brasil (página 2)

América Latina

Estados Unidos, Europa, África e Ásia

Oriente Médio



XIX. MALALAÏ JOYA - A Mulher Mais Corajosa do Afeganistão

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4


XX. PÁTRIA GRANDE PORTENTOSA - Paisagem & Cultura Latina

Página 1

Página 2

Página 3



XXI. AVÓS DA PRAÇA DE MAIO - Uma Voz por Liberdade na Argentina

Página 1

Página 2



XXII. MISSÃO CUMPRIDA, POR EDU MONTESANTI


XXIII. POEMAS - Uma Questão de Liberdade


XXIV. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDE


XXV. CONTRACAPA: CURTINHAS - Notícias Nacionais


XXVI. CONTRACAPA: CURTINHAS - Notícias Internacionais


XXVII. MENTIRAS E CRIMES DA "GUERRA AO TERROR", E O JORNALISMO BRASILEIRO MANCHADO DE SANGUE



XXIX. ARQUIVO: CONTRACAPA - Nacional

Página 1

Página 2


XXX. ARQUIVO - CONTRACAPA - Internacional

Página 1

Página 2


XXXI. EDU MONTESANTI IN ENGLISH: A MATTER OF FREEDOM

News & Opinion

News & Opinion - Archive 1

News & Opinion - Archive 2

Special Story: The Biggest Lie in History



XXXII. EDU MONTESANTI EN ESPAÑOL - UNA CUESTIÓN DE LIBERTAD

Noticias & Opinión

Serie Especial de Reportajes: Mayor Mentira de la Historia

Derechos Humanos

Opinión y Noticias - Archivo



XXXIII. DIAS PARA MUDAR O BRASIL - Onda de Manifestações ou Primavera Brasileira?

Página 1

Página 2



XXXIV. SOMOS TODOS SANTA MARIA - Por Memória, Verdade e Justiça

Página 1 - Documentos

Página 2 - Documentos


Página 3 - Artigos

Página 4 - Série de Reportagens


XXXV. ANÁLISES DA MÍDIA


XXXVI. REVOLUÇÃO BOLIVARIANA NA VENEZUELA
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (54.161.45.156) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le lundi 13 mai 2013 22:47

Modifié le lundi 09 mai 2016 13:16

  • Précédent
  • 1 ...
  • 39
  • 40
  • 41
  • 42
  • 43
  • 44
  • 45
  • 46
  • 47
  • ... 139
  • Suivant

Design by lequipe-skyrock - Choisir cet habillage

Signaler un abus

Abonne-toi à mon blog ! (3 abonnés)

RSS

edumontesanti

Masquer
Photo de edumontesanti
  • Suivre
  • Envoyer un messageMessage
  • Plus d'actions ▼
  • Partager
  • Offrir un cadeau
  • Bloquer
  • S'abonner à mon blog
  • Choisir cet habillage
  • 119 fans
  • 65 263 visites

Création : 17/06/2008 à 07:26 Mise à jour : 08/04/2018 à 01:43

Skyrock.com
Découvrir
  • Skyrock

    • Publicité
    • Jobs
    • Contact
    • Sources
    • Poster sur mon blog
    • Développeurs
  • Infos

    • Ici T Libre
    • Sécurité
    • Conditions
    • Aide
    • Signaler un abus
    • En chiffres
  • Apps

    • Skyrock.com
    • Skyrock FM
    • Smax
    • Yax
  • Autres sites

    • Skyrock.fm
    • Tito Street
    • Tasanté
    • kwest
    • Zipalo
    • oMIXo
  • Blogs

    • L'équipe Skyrock
    • Music
    • Ciné
    • Sport
  • Versions

    • International (english)
    • France
    • Site mobile