
por Jaime van Wagtendonk
Tradução de Edu Montesanti
Malalaï Joya na entrevista coletiva em Cabul,
5 de abril de 2008
5 de abril de 2008
No Afeganistão, a maioria das pessoas tem opinião sobre Malalaï Joya. Ela tem sido chamada de mulher corajosa e também de prostituta. Tem sido descrita como líder e defensora dos direitos da mulher no Afeganistão, e como comunista prejudicial à democracia. Apesar de todas as controvérsias que rondam esta jovem ativista, sua história pessoal oferece uma prespectiva à frágil democracia no Afeganistão, em crescente despedaçamento devido a divisões regionais, religiosas e de gênero.

Um ano depois de sua controversa suspensão, atualmente protegida por uma grande segurança e ainda perseguida por críticos no Afeganistão, a srta. Joya tem levado sua mensagem de reforma progressiva por todo o mundo. Hoje, ela trabalha para a Organização para a Promoção das Capacidades das Mulheres Afegãs, e fala abertamente sobre a corrupção que vê entre os membros do governo afegão. Em recente visita à Holanda, ela se manteve meticulosamente focada em sua mensagem, discordando e afirmando que a situação das mulheres não tem melhorado grandemente desde a queda do Taliban. Hoje, ela note que:
"Em algumas grandes cidades, as mulheres têm acesso a trabalho e educação. Mas nas províncias mais distantes, a situação das mulheres é pior que nunca".
Violência

"Acreditamos que os EUA e seus aliados têm levado-nos da frigideira, direto para o fogo".
Por sua crescente fama e atual giro internacional Joya tem se tornado, através de seus apoiadores, um símbolo da precária democracia no Afeganistão. Em Em uma breve reportagem sobre o Parlamento afegão no verão passado, o Parlamento da União Européia afirmou que a suspensão da srta. Joya é parte de um complicado rumo na tarefa do governo do Afeganistão de converter-se em uma "democracia aberta".

"Acredito fortemente que eles podem destruir todas as flores, mas não podem deter a primavera. Um dia teremos tudo em nosso país".

Malalaï Joya participa ativamente da Afghan Women's Mission (Missão das Mulheres Afegãs)
Além de orfanato, mantém programas educacionais e de saúde gratuitos, incluindo o Hospital Malalaï Joya
Além de orfanato, mantém programas educacionais e de saúde gratuitos, incluindo o Hospital Malalaï Joya
