Skyrock.com
  • ACCUEIL
  • BLOGS
  • PROFILS
  • CHAT
  • Apps
  • Musique
  • Sources
  • Vidéos
  • Cadeaux
  • Connecte-toi
  • Crée ton blog

XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na Argentina


Áreas das Avós
______________________________________________________________________________________

Difusão

Quando em 1997 se cumpriu o 20º aniversário do nascimento da Associação, eram 59 as crianças que haviam recuperado sua identidade e sua família.

Quando as Avós tiveram consciência que seus netos haviam crescido, e que isso implicava a possibilidade de contar com eles na busca pela identidade, a metodologia da procura mudou: já não se tratava de buscar pelos filhos, mas de aproximar esses jovens das Avós através da difusão.

Hoje são 95 netos encontrados, e muitos deles se aproximaram da Associação em busca de sua origem.

A partir de 1997, as Avós da Praça de Maio começaram a dedicar parte do seu trabalho realizando diversas campanhas de difusão, a fim de convocar aos jovens que têm dúvidas sobre sua identidade e envolvê-los na sua própria busca.

Foi assim que eventos começaram a ser organizados, além de atividades para convocar aos jovens:
instalações, concursos literários e fotográficos, conferências e seminários sobre o tema da identidade, as amostras gráficas e fotográficas entre outras, que começaram a conformar um espaço propício para a construção da verdade.

Uma enorme quantidade de personalidades responderam ao apelo das Avós, e passaram a colaborar participando da divulgação do direito à identidade e do problema do roubo sistemático de crianças, durante a última ditadura militar.

Primeiro, juntaram-se os atores, diretores e dramaturgos, nascendo
Teatro X Identidade;
aproximaram-se os músicos, e organizou-se a Música X Identidade;
aproximaram-se os roqueiros, e organizou-se Rock X Identidade;
os plásticos, e organizou-se Pintura Coletiva;
os designers, e produziu-se Gráfica para as Avós;
também se organizaram concursos literários, coreográficos, fotográficos, curtametragens e arquitetura, entre muitas outras ações.

Ano após ano, as Avós organizam campanhas que ajudam a continuar encontrando netos, mas também para reconstruir nossa memória coletiva já que, com essas campanhas, também se busca que a sociedade como um todo se envolva no problema da apropriação ilegal de crianças, e acompanhe aqueles jovens que tenham dúvidas em encontrar sua verdadeira origem.
______________________________________________________________________________________

Um Pouco de História

Em outubro de 1997 cumpriu-se o vigésimo aniversário da Associação Avós da Praça de Maio. Até então, havia-se resolvido 59 casos denunciados de falsificação de identidade. 95 netos encontrados. Acontece que nos últimos anos, as Avós começaram a convocar aos jovens. Os netos procurados haviam crescido e já eram jovens, o que implicava a possibilidade de contar com eles na busca pela identidade.

A pergunta "Você sabe quem você é?" foi um chamamento à reflexão social e individual. Desde então, são os próprios jovens que chegam à instituição perguntando, duvidando da sua identidade: buscando-se. Assim, a busca permanente seguida pelas Avós soma-se ao envolvimento dos próprios jovens.

A possibilidade de contar com eles nessa busca iniciou uma nova fase na Associação. Agora também se tratava de criar espaços de reflexão e de difusão, através da qual os netos procurados poderiam aproximar-se. Desde a semana da identidade, organizada em 1997, muitos têm colaborado. A todos, os especiais agradecimentos das Avós.

Já em 1996 havia-se realizado O Labirinto, uma montagem-instalação preparada por netos e netas no Centro Cultural Geral San Martín, também levado à 2ª Bienal de Arte Jovem de Buenos Aires no Centro Cultural Adán Buenosayres, do Parque Chacabuco . O Labirinto era uma revisão à história recente do nosso país, a qual os próprias jovens propunham.

Com a mesma idéia de abrir um espaço de expressão e análise da identidade, realizou-se em 1997 o concurso Literário de Identidade, Identidade, Das Impressões à Palavra. Essa necessidade de expressão da sociedade manifetou-se no fato de que se recebeu mais de 900 trabalhos de todo o país. XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na ArgentinaTodos os textos pré-selecionados foram exibidos na Galeria de Arte da Escola de Psicologia, junto de uma mostra de desenho gráfico realizada por alunos da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires.

Em 1998, a EUDEBA publicou o livro Identidade, Das Impressões à Palavra, com os trabalhos premiados. O volume, com prefácios de Estela B. de Carlotto, José Luis Mangieri, Juan Sasturain e William Korn, foi apresentado no Centro Cultural Recoleta por Estela Carlotto e José Luis Mangieri, e a leitura de textos premiados ficou por conta de Valentina Bassi, Belén Blanco e os autores.

Os atos realizados para comemorar os vinte anos de luta marcaram o início de uma nova etapa, e desenvolveram duas séries de atividades. Por um lado, um Congresso Internacional intitulado "Juventude e Identidade" realizado em 25, 26 e 27 de setembro de 1997, no Centro Cultural Geral San Martín da Cidade de Buenos Aires. O encontro, que contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais de várias disciplinas como Direito, Genética, Antropologia Forense, Investigação Social e Psicologia, foi um balanço e uma reflexão sobre todos esses anos de trabalho. Livro "Juventude e Identidade" [+]

Na verdade, houve muitas mudanças e avanços que levaram à procura de crianças raptadas pela ditadura militar. Esta buca das Avós desencadeou o desenvolvimento da ciência de identificação de pessoas por meios genéticos a nível mundial, já que elas exigiram à genética a necessidade de estudos que permitiram determinar o índice de parentesco de avós. Também promoveram a criação do Banco Nacional de Dados Genéticos, criado por lei nacional aprovada por unanimidade em todos os blocos parlamentares e a incorporação do Direito à Identidade na Convenção Internacional do Direito da Criança adotada pelas Nações Unidas, e incorporada em nossa Constituição nacional. Testemunho do impacto social sobre os progressos nas diferentes disciplinas que a luta das Avós foi desencadeando, são as publicações feitas ao longo dos primeiros 20 anos.

XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na ArgentinaNesse congresso se expôs, pela primeira vez, a "Memória Gráfica da Avós da Praça de Maio" [+], uma mostra que, com projeto e coordenação de Marcelo Castillo e Damián Sondereguer, resume a história, a luta e as conquistas dos Avós. Sua digitalização, realizada em 1999, permite atualizar periodicamente tal mostra, que circula por todo o país. Patrocinada pelo Global Ministries, foi realizada em 1999 uma versão em inglês por Randi Ewing, e editada por Cecilia Stephenson.

Por outro lado, um grande número de pessoas respondeu ao apelo das Avós, e aproximaram-se para colaboar, participando, assim, da difusão do direitto à identidade e do problema do roubo sistemático de crianças durante a ditadura.

XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na ArgentinaEm novembro de 1997, foi publicada em forma de panfleto uma solicitação assinada por diversos esportistas - entre eles as seleções argentinas de futebol, vôlei masculino e feminino, e campeões de windsurf, judô, patinação e boxe, reivindicando a restituição dos netos apropriados e solidarizando-se à luta das Avós. Em 1998, os jogadores das equipes do Boca Juniors, River Plate, Gimnasia y Esgrima de La Plata e Estudiantes de La Plata receberam as Avós expressando solidariedade em sua busca pelos netos.

XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na ArgentinaO trabalho e a colaboração de músicos têm sido fundamental. Sua presença na "Semana de identidade" em Novembro de 1997 foi capturado em dois concertos na Praça de Maio.

O primeiro foi o Encontro de Música Popular com as bandas Mozzi e o Murgón, os Trafiicantes de Matracas, vários artistas da música popular como o dueto Malozetti-Goldman, Víctor Heredia, Liliana Herrero, Piero, Ignacio Copani, Miguel Cantilo, Lito Vitale, Juan Carlos Baglietto, Opus Quatro, Jairo, Nestor Gabetta, Raúl Carnota, Beto Solas, Los Tipitos, Jorge Marziali, Teresa Parodi e a adesão de Joan Manuel Serrat, Sandra Mihanović, Alejandro Lerner e Julia Zenko.

No segundo, o Festival Rock X Identidade, participaram também bandas e os grupos Los Visitantes, Los Caballeros de la Quella, Bersuit Vergarabat e Las Pelotas.

O apoio dos roqueiros à luta das Avós tem sido motivo de grande satisfação para elas, pois eles falam a mesma língua dos netos: 52 mil jovens foram escutá-los na Praça de Maio naquele sábado, 22 de novembro. Posteriormente, os roqueiros colaboraram no filme Botín de Guerra, o tema de encerramento é "Sin Cadenas" (Sem Cadeias), composta por Los Pericos e interpretado pelo mesmo grupo junto de Gustavo Cerati, Pedro Aznar, Ciro Pertusi e Gustavo Cordera.

Esse filme, dirigido por David Blaustein, foi lançado em abril de 2000. O filme recebeu o Primeiro Prémio na categoria "Tempo de História" na Semana Internacional de Cinema de Valladolid em outubro de 1999, e foi convidado para o Festival de Berlim na seção "Panorama", que ganhou o "Grande Prêmio Ecumênico".

Os artistas plásticos também responderam à convocatória. Eles organizaram, a 23 de novembro de 1997 no Centro Cultural Recoleta, a "Pintura Coletiva" de uma tela e uma madeira circular com as avós, as netas e o público

De 19 de novembro a 8 de dezembro de 1998 Juan Carlos Romero, Carlos Gorriarena, Nora Aslan, Adolfo Nigro, León Ferrari, Diana Dowek, Alicia Olga Latman, Estela Gualdero, Carlos Alonso, Laura Quesada, Mireya Baglietto, Luis Felipe Noé, Maria Rita Fernandez Madero, Maria Eugenia Carreira também realizaram, no Centro Cultural Recoleta, a amostra de identidade que voltou a ser exposta no mesmo lugar, em março de 2001.

XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na ArgentinaEm 1999, impulsionado pela primeira experiência realizada em 1997 com cerca de mil estudantes de Desenho Gráfico da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da UBA, convocou-se às cadeiras dos professores Ricardo Méndez e Raúl Belluccia, solidarizando-se, com a expressão gráfica, à busca pela identidade dos jovens apropriados. O livro "Identidad. 23 Años de Lucha. Abulas de Praza de Mayo" é o resultado dessa convocatória. Além disso, administrado pelo Centro de Estudantes, inauguou-se no Pavilhão III da Cidade Universitária o Canto das Avós, um lugar de exposição permanente de Memória Gráfica e de trabalhos relacionados ao tema, desenvolvidos pelos alunos dessa mesma faculdade.

XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na ArgentinaO desenhista Rep ilustrou o folheto Direito à Identidade (Buenos Aires, 1999), parte da campanha de difusão dos artigos 7, 8 e 11 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, e cartazes feitos sobre o direito à identidade desenhado por Nine, Ariel Katena e Laura Ana Andino.

O caminho aberto em 1997 com a peça de teatro "Você Sabe Quem Você ?". Homenagem do teatro às Avós, escrito por Roberto "Tito" Cossa e dirigida por Leonor Manso representado na segunda-feira 27 de novembro, no Teatro Nacional Cervantes, viu-se consolidado em 2000 plo início de Teatro pela identidade, com o esptáculo semi montado "Falando da dúvida" (com dramaturgia de Patrícia Zangaro e direção de Daniel Fanego) estreado em junho no Centro Cultural Ricardo Rojas, o qual foi representado desde setembro, também gratuitamente, no Centro Cultural Recoleta.

Teatro pela identidade [+]

XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na Argentina

O sucesso do trabalho, que superou todas as expectativas, levou os atores a fazer ampla convocatória às pessoas do teatro. Assim surgiu o ciclo Teatro pela Identidade 2001. Entre janeiro e março deste ano, foram escritas e ensaiadas as 41 obras que compuseram o ciclo, cujas representações se desenvolveram XXI. ABUELAS DE PLAZA DE MAYO - Uma Voz por Liberdade na Argentinade 9 de abril a 9 de julho em 14 salas portenhas simultaneamente. Mais de 500 pessoas, incluindo atores, diretores, dramaturgos, músicos, bandas, cenógrafos, figurinistas, técnicos, produtores e salas comerciais.

O impacto do ciclo, que atraiu mais de 40 mil espectadores, foi duplo: em primeiro lugar, conseguiu colocar em cena uma necessidade de reflexão social, mas, fundamentalmente, colabou com a busca por justiça. Durante esses três meses de teatro, 63 jovens aproximaram-se das Avós em busca de identidade.

Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (18.205.176.39) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le samedi 30 juillet 2011 19:37

Modifié le jeudi 24 mars 2016 01:55


Áreas das Avós
______________________________________________________________________________________

Área Genética

Aspectos Genéticos - A IDENTIDADE

Todo mundo nasce com uma carga biológica cultural e social transmitida através das gerações que a precederam, confirmando as características essenciais de uma pessoa. Isso faz com que um ser humano seja diferente do outro, que tenha raízes que o liga a seu grupo social de origem e apresente determinadas peculiaridades que, unidas ao posteriormente adquirido com seu amadurecimnto fazem dele um ser completo, e tendendo ao equilíbrio.

Todos o exposto acima configura a identidade, que permite ter uma referência como ser satisfazer plenamente frente aos outros que compõem a sociedade. Não há possibilidade alguma de mudar, substituir ou remover a identidade sem provocar danos gravíssimos no indivíduo, perturbações próprias de quem, ao não ter raízes, história familiar o social, nem nome que o identifiqu deixa de ser quem é sem poder tranformar-se em outro.

Na constante peregrinação das Avós por todo o mundo, tratávamos de saber se havia algum método específico para determinar a filiação de uma criança na ausência dos seus pais. Consultamos muitos centros científicos até que, finalmente nos EUA, o dr. Fred Allen do Hemocentro de Nova Iorque e da Associação Americana para o Avanço da Ciência de Washington, permitiu-nos realizar esses estudos. Graças a eles, encontramos um método para chegar a uma percentagem de 99,9% de probabilidade por meio de análises específicas de sangue. Forneceram valioso apoio a drª. Mary Claire King e o dr. Cristian Orrego da Universidade de Berkeley, EUA. O resultado deste estudo é denominado "Índice de Abuelidad" [parentesco de avós], em referência ao nosso pedido.
______________________________________________________________________________________

Breve explicação dos métodos utilizados para o "Índice de Abuelidad"

Durante os anos 80, foram estudados:

a. Grupo Sanguíneo e RH

b. Histocompatibilidade (HLA A, B, C, DR)

c. Pesquisa de Isoeenzimas eritrócitos

d. Investigação de proteínas plasmáticas

Na década de 90, desenvolveram-se metodologias para estudar diretamente o material genético de pessoas que participam nestes estudos de identidade. Esse é o DNA presente em 23 pares de cromossomos das células. Essas novas metodologias permitem alcançar vínculos biológicos muito maiores do que os estudos acima mncionados, mesmo nas situações em que se conta apenas com alguns poucos parentes distantes da pessoa, cuja filiação está em questão.

Que tipo de marcadores são estudados no DNA das pessoas?

Hoje em dia, os marcadores polimórficos mais estudados e consensuados entre os diferentes laboratórios no mundo, são os marcadores microssatélites ou STRs. Estão presentes em todos os cromossomos de uma pessoa, incluindo os sexuais X e Y.

Esses marcadores apresentam uma enorme variabilidade entre as pessoas. Para cada um deses marcadores STRs (exceto para os cromossomos sexuais), uma pessoa herda dois alelos ou características, um dos quais vem do seu pai biológico e outro da mãe biológica. Esses pais, por sua vez, herdaram de seus pais (ou avós biológicos) da pessoa que procura sua identidade.

Para aqueles casos em que os pais estão ausentes e encontram-se apenas parentes distantes, (avós paternos e/ou maternos, irmãos, meio-irmãos, primos ou tios), podem ser analisados, além dos cromossomos STRs não-sexuais, os STRs presentes no cromossomo Y. Esses STRs definem a linha paterna. Isso quer dizer que o cromossomo Y é transmitido de um homem à sua descendência masculina. Ou seja, se temos apenas um avô paterno e um possível neto homem, eles compartilham os mesmos alelos para o cromossomo Y. O mesmo pode ser feito com um filho homem do pai ausente, com um irmão homem do pai ou com filhos desse irmão homem (possíveis primos).

Nos casos em que se encontram presentes irmãs mulheres da mãe ausente, ou uma possível avó materna, é possível estudar a linhagem materna através do estudo de sequências de DNA mitocondrial. Este DNA mitocondrial é transmitido de mulheres a filhos tanto do sexo masculino, quanto feminino. Então, seja a avó materna ou qualquer filho dela, terá o mesmo DNA mitocondrial, que será comparado com o DNA da pessoa que procura sua identidade.

Ao estudar um grande número de STRs, sejam cromossomos não-sexuais, cromossomos sexuais e DNA mitocondrial, podem ser obtidas as probabilidades de paternidade, irmandade, parentesco por avós, etc., altas o suficiente para confirmar um vínclulo biológico.

No Hospital Durand de Buenos Aires, na República Argentina, há um laboratório que, já há algum tempo, vem realizando análises hemogenéticos para a instituição. Faz parte do Departamento de Imunologia, equipado material e profissionalmente para realizar os exames acima mencioandos. Nos últimos anos, muitos laboratórios na Argentina trabalham em estudos de identidade, participam de empresas nacionais e internacionais tanto para controlar a qualidade do seu trabalho, quanto para padronizar os sistemas mundialmente utilizados para estudos de identidade e genética forense. A ajuda da comunidade científica nacional e internacional é fundamental para se conseguir oferecer tais estudos.

É função das Avós da Praça de Maio colaborar no equipamentos do serviço de Imunologia do Hospital Durand através de doações, e igualmente fornecer os reagentes necessários para cada um dos estudos.
______________________________________________________________________________________

Banco Nacional de DADOS GENÉTICOS

Para garantir que crianças raptadas pela ditadura militar tenham a possibilidade de recuperar a identidade, desenvolvemos, em conjunto com vários órgãos governamentais, um projeto de lei encaminhado a um Banco Nacional de Dados Genéticos das famílias de crianças desaparecidas. Esse projeto foi apresentado como prioridade perante o Parlamento pelo Presidente da Nação. Foi promovido ativamente pela nossa instituição, e convertido em Lei Nacional nº 23 511 em maio de 1987. Sua regulamentação foi sancionada em 1989.

Essa lei nos permite estabelecer condições práticas que possibilitam a identificação dos nossos netos, já que é impossível saber quando serão localizados; em alguns casos serão as crianças, já adultas, que encontrarão a verdadeira história de sua origem .

Esse Banco tem a função de armazenar e conservar a amostra de sangue de cada um dos membros dos grupos familiares, a fim de possibilitar a realização dos estudos que se desenvolvam no futuro. Dada a expectativa de vida atual na Argentina, o Banco Nacional de Dados Genéticos deve funcionar, pelo menos, até 2050.






Retornar à página inicial
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (18.205.176.39) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le samedi 30 juillet 2011 19:38

Modifié le jeudi 24 mars 2016 01:53























www.abuelas.org.ar
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (18.205.176.39) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le samedi 30 juillet 2011 19:38

Modifié le mercredi 03 août 2011 17:25

Áreas das Avós
______________________________________________________________________________________

Arquivo Biológico Familiar

Reconstrução da Identidade dos Desaparecidos

Em 1998, as Avós da Praça de Maio desenvolveram a criação do Arquivo Biográfico Familiar a fim de reconstruir a história de vida dos desaparecidos, cujos filhos, nascidos em cativeiro ou sequestrado com seus pais, foram apropriados durante a última ditadura militar.

O Arquivo reúne histórias de família, amigos, colegas ativistas e de cativeiro dos pais desaparecidos ou assassinados, para preservá-los ao longo do tempo e garantir a cada neto(a ) o direito de conhecer sua origem e sua história. Restituir a identidade dos jovens apropriados significa também transmitir-lhes quem foram seus pais. Portanto, ao contar a história dos seus filhos, as Avós desafiaram o propósito genocida de desaparecidos.

O trabalho começou a partir de um acordo assinado com a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA), através da qual foram convidados estudantes e diplomados de diferentes carreiras humanas e sociais, para iniciar o esboço e implementar o trabalho de investigação. Em setembro de 1999, o projeto foi incorporado à programação do Departamento de Ciência e Tecnologia da UBA (UBACyT), como parte do período 1998-2000 (Projeto TS063), mantendo essa categoria para os períodos 2000-2001 (Projeto S047) e 2004-2007 (S129).

O conjunto de entrevistas realizadas vinculadas a um grupo familiar, conforma cada arquivo preparado pelas Avós para cada jovem. Aí estão as vozes daqueles que conheciam seus pais e as fotografias - atuais e históricas - que registram pessoas, lugares e objetos representativos em suas histórias. Trata-se de um arquivo biográfico contido em três meios: oral, escrito e fotográfico. A partir desse conjunto de relatos ligados a um grupo familiar, também pode-se elaborar sua árvore genealógica e o registro bem como seu biograma -um registro biográfico cronológico e resumido, que reúne dados das entrevistas orientado em estudos quantitativos e de pesquisa.

Embora sejam os netos e netas os destinatários de cada arquivo, ao reconstruir essas histórias de vida foram não só foram recuperando-se relatos e histórias, pessoais e familiares, mas também sociais e coletivas.

Nesses dez anos de trabalho, o arquivo já entrevistou 1.830 pessoas em todo o país, podendo entregar 28 arquivos a netos e netas que conheceram sua identidade, além de 26 cópias destes arquivos a seus irmãos e primos.

Tal tarefa tem sido acompanhada pelo desenvolvimento e intercâmbio de informações e documentos relevantes para a investigação, e divulgação do trabalho em diversas conferências e seminários.


Conferências organizada pelo Arquivo Biográfico Famíliar:

I Conferência de Jovens Pesquisadores, "Reconstrução da Identidade dos Desaparecidos". 18 e 19 outubro de 2002. Faculdade de Ciências Sociais, UBA.

II Conferência de Jovens Pesquisadores, "Atualidade da Memória". 29 e 30 outubro de 2004. Paraná, Entre Rios.



Retornar à página inicial
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (18.205.176.39) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le samedi 30 juillet 2011 19:39

Modifié le lundi 13 mai 2013 21:58







Retornar à página 1 de
Avós da Praça de Maio

uma questão de liberdade


Conteúdo (com ligações)

PÁGINA INICIAL


l. BLOGANDO COM EDU - Perfil, Comentários e Literatura

Página 1

Página 2


lI. TERCEIRA PÁGINA - Crônicas / Questões Internacionais


III. NO PIQUE DA VIDA - Reflexões


IV. ARQUIVO - Os Noticiários Mundiais

Página 1

Página 2



V. TERRORISMO DE ESTADO - A Invasão Norte-Americana ao Iraque



VI. O 11 DE SETEMBRO DE CADA DIA DO AFEGANISTÃO

Página 1

Página 2

Página 3



VII. SANEAMENTO PÚBLICO - ONDE JOGAR TANTO LIXO HUMANO?


VIII. ANISTIA INTERNACIONAL - Uma Questão de Liberdade


IX. ÉTICA NA TV - Uma Questão de Liberdade


X. HUMAN RIGHTS WATCH - Uma Questão de Liberdade


XI. GOLPES MILITARES NA AMÉRICA LATINA


XII. HISTÓRIAS MUNDIAIS


XIII. ENAS NAFFAR: OLHAR SOBRE O ORIENTE MÉDIO - Visão Palestina no Blog

Página 1

Página 2



XIV. CULTURA & ARTE AFEGÃ

Página 1

Página 2


XV. O BRASIL NO ESPELHO - Crônicas


XVI. Especial: TERRORISMO

Grupos

Estados


Mídia

Religiões

Polícia

Trabalho



XVII. IDIOMAS

Inglês

Espanhol

Alemão

Italiano

Francês

Sueco

Português



XVIII. WIKILEAKS

Brasil (Página 1)

Brasil (página 2)

América Latina

Estados Unidos, Europa, África e Ásia

Oriente Médio



XIX. MALALAÏ JOYA - A Mulher Mais Corajosa do Afeganistão

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4


XX. PÁTRIA GRANDE PORTENTOSA - Paisagem & Cultura Latina

Página 1

Página 2

Página 3



XXI. AVÓS DA PRAÇA DE MAIO - Uma Voz por Liberdade na Argentina

Página 1

Página 2



XXII. MISSÃO CUMPRIDA, POR EDU MONTESANTI


XXIII. POEMAS - Uma Questão de Liberdade


XXIV. MEIO AMBIENTE, ESPORTE & SAÚDE


XXV. CONTRACAPA: CURTINHAS - Notícias Nacionais


XXVI. CONTRACAPA: CURTINHAS - Notícias Internacionais


XXVII. MENTIRAS E CRIMES DA "GUERRA AO TERROR", E O JORNALISMO BRASILEIRO MANCHADO DE SANGUE



XXIX. ARQUIVO: CONTRACAPA - Nacional

Página 1

Página 2


XXX. ARQUIVO - CONTRACAPA - Internacional

Página 1

Página 2


XXXI. EDU MONTESANTI IN ENGLISH: A MATTER OF FREEDOM

News & Opinion

News & Opinion - Archive 1

News & Opinion - Archive 2

Special Story: The Biggest Lie in History



XXXII. EDU MONTESANTI EN ESPAÑOL - UNA CUESTIÓN DE LIBERTAD

Noticias & Opinión

Serie Especial de Reportajes: Mayor Mentira de la Historia

Derechos Humanos

Opinión y Noticias - Archivo



XXXIII. DIAS PARA MUDAR O BRASIL - Onda de Manifestações ou Primavera Brasileira?

Página 1

Página 2



XXXIV. SOMOS TODOS SANTA MARIA - Por Memória, Verdade e Justiça

Página 1 - Documentos

Página 2 - Documentos


Página 3 - Artigos

Página 4 - Série de Reportagens


XXXV. ANÁLISES DA MÍDIA


XXXVI. REVOLUÇÃO BOLIVARIANA NA VENEZUELA
Commenter

Plus d'informationsN'oublie pas que les propos injurieux, racistes, etc. sont interdits par les conditions générales d'utilisation de Skyrock et que tu peux être identifié par ton adresse internet (18.205.176.39) si quelqu'un porte plainte.

Connecte-toi

#Posté le samedi 30 juillet 2011 19:39

Modifié le jeudi 28 août 2014 21:29

  • Précédent
  • 1 ...
  • 36
  • 37
  • 38
  • 39
  • 40
  • 41
  • 42
  • 43
  • 44
  • ... 140
  • Suivant

Design by lequipe-skyrock - Choisir cet habillage

Signaler un abus

Abonne-toi à mon blog ! (3 abonnés)

RSS

edumontesanti

Masquer
Photo de edumontesanti
  • Suivre
  • Plus d'actions ▼
  • Partager
  • Bloquer
  • S'abonner à mon blog
  • Choisir cet habillage

    Création : 17/06/2008 à 07:26 Mise à jour : Hier à 18:02

    Skyrock.com
    Découvrir
    • Skyrock

      • Publicité
      • Jobs
      • Contact
      • Sources
      • Poster sur mon blog
      • Développeurs
      • Signaler un abus
    • Infos

      • Ici T Libre
      • Sécurité
      • Conditions
      • Politique de confidentialité
      • Gestion de la publicité
      • Aide
      • En chiffres
    • Apps

      • Skyrock.com
      • Skyrock FM
      • Smax
    • Autres sites

      • Skyrock.fm
      • Tasanté
      • Zipalo
    • Blogs

      • L'équipe Skyrock
      • Music
      • Ciné
      • Sport
    • Versions

      • International (english)
      • France
      • Site mobile